Página inicial > Últimas Notícias > Processo seletivo foi pauta do Consup nesta terça-feira
Notícias IF Farroupilha

Processo seletivo foi pauta do Consup nesta terça-feira

Publicado em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 09h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 3ª reunião ordinária do Conselho Superior do IFFar (Consup) foi realizada nesta terça-feira (20). Dentre os tópicos da ordem do dia, estava a votação da forma de ingresso nos cursos superiores de graduação para o processo seletivo 2021, diante do atual contexto de pandemia.

Anexos:

Consup_nota-01.jpg

Essa foi a primeira pauta tratada pelo Conselho. Para iniciar o debate, o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gustavo Lotici Hennig, apresentou dados da Comissão Permanente de Processos Seletivos sobre as últimas seleções. Em especial, dos processos seletivos de 2018, quando o IFFar utilizou o SiSU, e de 2020, quando o ingresso na graduação se deu por meio de um sistema próprio, em que estudantes optavam pela nota do Enem de exames realizados entre 2009 e 2019.

Após manifestações dos conselheiros e conselheiras acerca das vantagens e desvantagens de cada uma das formas, a pauta foi à votação. Com 57% dos votos, o sistema próprio foi aprovado. Neste processo, valerão as notas das edições do Enem de 2009 a 2020. O cronograma do processo ainda não está definido.

Combate à violência contra as mulheres

Foi homologada pelos conselheiros e conselheiras a resolução Ad Referendum nº 017/2020, que institui o dia 16 de setembro como data para a promoção de ações de combate à violência contra as mulheres. Trata-se de uma homenagem à servidora Liana dos Santos Gomes, vítima de feminicídio.

Curricularização da extensão

Também durante a reunião, foi aprovado o regulamento para a implantação e desenvolvimento da curricularização da extensão nos cursos superiores de graduação do IFFar. Conforme o documento, que ainda não foi publicado, a curricularização “consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação, indissociáveis do ensino e da pesquisa, devendo envolver disciplinas e profissionalidades diversas, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social”.

Aprovação de PPC de novo curso de especialização

Foi aprovado pelo Conselho Superior o projeto pedagógico de curso (PPC) da pós-graduação lato sensu em Educação Matemática para Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta interdisciplinar, do Campus Santa Rosa, que poderá ser ofertada no ano de 2021.

Transição de gestão

A reitora, Carla Comerlato Jardim, informou que a transição de gestão terá início nesta semana e irá até o final de novembro, quando a nova reitora, diretores e diretoras-gerais de campi e suas respectivas equipes tomarão posse. Os novos dirigentes que estarão à frente do IFFar pelos próximos 4 anos (2020-2024) foram escolhidos democraticamente pela comunidade acadêmica, por meio de eleição

Sobre o Consup

O Conselho Superior é o órgão máximo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), de caráter consultivo e deliberativo. Agenda de reuniões e outras informações sobre o Consup podem ser acessadas neste link.