Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão do Campus Santo Augusto leva o ensino de inglês e espanhol a crianças da cidade
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 09h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No Brasil, a oferta das línguas estrangeiras para as séries iniciais do Ensino Fundamental acontece apenas em escolas privadas, o que limita o acessoao ensino. Pensando nisso, iniciou-se, no mês de maio deste ano, no Campus Santo Augusto, o projeto de extensão “Espanhol e inglês para crianças da comunidade de Santo Augusto”, desenvolvido pela professora de Língua Inglesa, Miquela Piaia,com a colaboração do professor de língua portuguesa e espanhola, Edevandro Sabino, e participação das alunas Fernanda Bueno do Nascimento, Carla Trindade e Bruna Guidiane de Souza Abreu. Esse projeto visa a oportunizar a oferta de ensino de língua espanhola e inglesa para crianças do Ensino Fundamental, oriundas de escolas públicas da cidade, através de um trabalho em conjunto com alunos do Ensino Técnico Integrado do IFFar - Campus Santo Augusto.

Entre os objetivos desse projeto está a promoção e apoio a ações que fortaleçam o vínculo entre o Instituto e a sociedade, através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Liberato, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município. O projeto se justifica por seus idealizadores entenderem queo aprendizado da língua estrangeira se desenvolve melhor na infância, pois a tenra idade permite uma maior assimilação do conteúdo.

Os resultados esperados são a inserção das crianças em uma nova realidade, possibilitando crescimento pessoal e intelectual.  Para isso, são desenvolvidas atividades interativas e lúdicas sensibilizam as crianças em relação ao idioma e aos aspectos culturais inerentes à língua.

Os professores do campus, que no dia-a-dia trabalham com jovens e adolescentes, ampliam a abrangência de sua atuação profissional, através do ensino também para crianças, e essas têm a oportunidade de se envolver em uma prática social efetiva, sendo, desde cedo, preparadas para as necessidades atuais do mundo globalizado, sem abandonarem seus valores e conhecimentos locais.

Ascom Campus Santo Augusto