Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de promoção à saúde para discentes é desenvolvido por servidores
Notícias IF Farroupilha

Projeto de promoção à saúde para discentes é desenvolvido por servidores

Publicado em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 09h46 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Abordando temas atuais e relevantes em saúde, teve início no dia 14 de julho o projeto de ensino “Ações de Orientação, Educação e Prevenção em Saúde para Discentes", no IFFar - Campus Santo Augusto. Na oportunidade, o médico Dr. Rudinei Rozin falou aos alunos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt: dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika vírus, além de doenças respiratórias, enfatizando a Influenza A – H1N1 (popularmente chamada de “Gripe A”), que no inverno apresenta alta incidência no Sudeste e Sul do Brasil.

Este ano, com a chegada do frio intenso e mais cedo, e em função da alta circulação das pessoas, casos “Gripe A”  têm surgido com maior intensidade, causando a morte de um número considerável de pessoas.  Além dos sinais e sintomas das doenças, foi salientada a orientação no combate ao mosquito Aedes, eliminação de focos do transmissor e prevenção da picada, assim como formas de evitar a propagação e transmissão das doenças respiratórias, cuidados especiais em locais de aglomerações, lavagem correta das mãos, uso de álcool gel e vacinação em grupos de disco; procurando prevenir, evitar e diminuir a incidência de doenças por vezes graves em nosso meio.

O projeto envolve os servidores técnicos-administrativos em educação que compõem o quadro de profissionais de saúde: Damaris Robaert (psicóloga), Débora Speroni Philippsen (odontóloga), Gabriela Llano (assistente social), Josiane Eckhardt (nutricionista) e Rudnei Rozin (médico), além de Clarinês Hames, docente na área de Ciências Biológicas. A ideia é abordar diversos outros temas, como Bullying, DSTS, gravidez na adolescência, violência feminina, Outubro Rosa, Novembro Azul, tendo como público-alvo os alunos do campus.

Ascom Campus Santo Augusto