Página inicial > Últimas Notícias > “Vidas negras importam” foi tema de conversa no III Encontro das Lideranças Estudantis do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 14 de Julho de 2020, 16h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira (8), o Instituto Federal Farroupilha promoveu uma mesa redonda com o tema Vidas negras importam. A atividade teve a participação do reitor da Unipampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, e do advogado Domingos Oscar Soares Luz. A live integra a programação do III Encontro das Lideranças Estudantis do IFFar.

lideranças estudantis cortenoticia

A mesa-redonda abordou diversos assuntos atuais dentro do tema “Vidas negras importam”, como racismo estrutural e subliminar; casos de violência contra pessoas negras, como o assassinato do estadunidense George Floyd pela polícia e o assassinato da então vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, ainda sem desfecho; a luta anti-racista; e o papel da educação e da universidade diante do racismo.

O professor Roberlaine Ribeiro Jorge é reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desde o começo de 2020. Ele destacou o fato de ser um dos poucos reitores negros em instituições de educação brasileiras, e uma das poucas pessoas negras a ocupar cargos de gestão nestas instituições. De acordo com Roberlaine, apenas 5% dos cargos de gestão são ocupados por negros, e dentro deste percentual, apenas 1% é ocupado por mulheres.

Para o reitor da Unipampa, as cotas para negros ingressarem nas universidades públicas é uma forma da sociedade compensar uma dívida histórica com essa população. “Precisaremos de, no mínimo, 150 anos para que os negros tenham as mesmas oportunidades. As cotas são necessárias hoje. A sociedade não dá as mesmas oportunidades”.

Além do acesso através das cotas, Roberlaine Jorge destacou o papel das universidades na luta anti-racista através da criação de espaços para debates. Neste ponto, ele destacou o papel dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), presentes na maioria das instituições de educação brasileiras.

Embora sempre presente nas discussões da sociedade, a luta anti-racista ganhou um destaque maior no primeiro semestre deste ano, quando movimentos de pessoas negras estadunidenses foram as ruas protestar por direitos civis depois do assassinato de George Floyd.

O movimento inspirou manifestações em diversos outros países, inclusive no Brasil. Um dos motes destes movimentos é a expressão ‘vidas negras importam’, termo que em inglês (black lives matter) também designa um grupo organizado que defende direitos civis para pessoas negras.

Roberlaine Jorge falou do caso ocorrido nos Estados Unidos e lembrou que estas situações de violência também ocorrem particularmente no Brasil. O reitor da Unipampa destacou casos como o do assassinato de Marielle Franco, no Rio de Janeiro, que para ele são tão graves quanto o assassinato de George Floyd.

A mesa-redonda foi promovida em parceria com o projeto Café com Inclusão, iniciativa ligada ao setor de Ações Inclusivas do IFFar, que busca a promoção de discussões sobre temáticas diversas entre os servidores da instituição. O evento foi transmitido ao vivo pela WebTV do IFFar e pode ser revisto no Youtube, através deste link.

III Encontro das Lideranças Estudantis do IFFar – o evento teve início na última segunda-feira (6) e ocorre inteiramente pela internet, através de lives. Neste ano, pela primeira vez neste formato, a atividade recebeu um número recorde de inscrições. A programação continua com atividades programadas para os dias 15, 20, 22 e 24 deste mês. Saiba mais aqui.