Página inicial > Últimas Notícias > IFFar mantém reserva de vagas na pós-graduação
Notícias IF Farroupilha

IFFar mantém reserva de vagas na pós-graduação

Publicado em Sexta, 19 de Junho de 2020, 13h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Comprometido com a inclusão, o IFFar informa à comunidade acadêmica que usará a autonomia institucional para manter a Política de Ações Afirmativas, apesar da revogação da portaria nº 13/2016 pelo MEC.

As seleções para ingresso em cursos de pós-graduação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) vão manter suas reservas de vagas, apesar da revogação, nesta quinta-feira (18), da portaria que trata das ações afirmativas em instituições federais de ensino (Portaria Normativa nº 13, de 11 de maio de 2016) pelo Ministério da Educação.

A reserva de vagas na pós-graduação do IFFar iniciou no ano de 2019. Desde então, nos processos seletivos para ingresso nas especializações e nos mestrados (e futuramente, doutorados) ofertados pelo Instituto, uma vaga é reservada para candidatos pretos e pardos, uma para candidatos indígenas e outra para pessoas com deficiência (conforme Resolução nº 029/2019, do Conselho Superior).

Cotas nos cursos técnicos e graduações

Nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos superiores de graduação, o IFFar já possui reserva de vagas desde 2010. Portanto, é uma das instituições pioneiras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFECPT) a implementar as cotas muito antes da obrigatoriedade do cumprimento integral da lei de 2012 (a qual que começou a valer somente no ano de 2016).

Conforme a Política de Ações Afirmativas do IFFar, atualmente 60% das vagas são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas e, dentre essas, há cotas para estudantes de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Há também uma cota especial para pessoas com deficiência sem vínculo com escolas públicas, que corresponde a 5% das vagas. Assim, o IFFar reserva, no total, 65% das vagas em seus cursos - indo além dos 50% obrigatórios por lei.