Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFFar vai elaborar disciplinas para curso de instituição colombiana
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 15 de Junho de 2020, 08h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Tecnológico de Antioquia - Institución Universitária (TdeA), localizado em Medellín, Colômbia, divulgou no dia 3 de junho o resultado da convocatória para realização de cursos conjuntos da qual participaram docentes de diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Das propostas apresentadas, foram selecionadas doze, de seis instituições da Rede. Dentre elas, a da professora Daniela Copetti Santos, do IFFar - Campus Santa Rosa, que irá atuar no curso Profesional en Criminalística, Tecnología en Investigación Judicial y Tecnología en Histocitotecnología.

Além do Instituto Federal Farroupilha, foram contemplados os Institutos Federais do Amazonas (IFAM), da Bahia (IFBA), de Mato Grosso (IFMT), do Rio de Janeiro (IFRJ) e de São Paulo (IFSP).

Desde a semana passada, professores brasileiros e colombianos que irão trabalhar juntos participam de reuniões mediadas pela Diretoria de Internacionalização do TdeA. O objetivo dos encontros é que os profissionais se conheçam e se familiarizem com a iniciativa, que pretende trazer a experiência internacional para dentro dos campi, ampliando as possibilidades de que a comunidade acadêmica desenvolva habilidades e competências interculturais.

Cursos conjuntos – Essa modalidade é baseada no desenvolvimento de uma disciplina em parceria com uma instituição de ensino estrangeira por meio do trabalho colaborativo entre docentes. O curso é estruturado a partir de conteúdos programáticos já existentes que podem ser complementados com a expertise das instituições parceiras.

O objetivo principal é que cada professor (local e estrangeiro) desenvolva parte dos módulos ou temas da disciplina, com respectivos conteúdos e atividades e, através de plataformas virtuais, tudo seja compartilhado entre as instituições. Além disso, espera-se que esses cursos prevejam a realização de atividades que promovam a interação entre estudantes dos países envolvidos.

TdeA – A instituição de ensino superior está localizada na Colômbia, na região de Antioquia (o equivalente a um estado brasileiro). Dentre seus diferenciais, o TdeA destaca-se por oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação, para estudantes de baixa renda do País. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.

Durante missão à Colômbia, em fevereiro deste ano, representantes do Conif e do Tecnológico de Antioquia – Institucíon Universitária se reuniram para discutir possibilidades de cooperação em diversas áreas. O convite para participar dessa iniciativa é decorrente desse esforço de aproximação.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif