Página inicial > Últimas Notícias > Solicitações de isenção da taxa do Enem 2020 começam na próxima segunda
Notícias IF Farroupilha

Solicitações de isenção da taxa do Enem 2020 começam na próxima segunda

Publicado em Quinta, 02 de Abril de 2020, 15h43 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira (Inep) publicou os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nesta terça-feira (31). A solicitação de isenção da taxa de inscrição vai de 6 a 17 de abril. O IFFar utiliza a nota do Enem para ingresso nos cursos de graduação.

enem20200204

Imagem: Inep/MEC

Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem o estudante que:

• Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio em escola a rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal e até três salários mínimos.

As solicitações de isenção devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou pelo celular.

As inscrições para o Enem vão de 11 a 22 de maio. A prova está prevista para ser aplicada nos dias 1º e 8 de agosto. As informações completas estão disponíveis no edital.

Até 100 mil estudantes poderão participar do Enem Digital

Uma das novidades deste ano é a aplicação do Enem Digital. Nesta modalidade, até 100 mil estudantes poderão fazer a prova de forma digital. A estrutura é igual a da versão impressa, ou seja, as provas são aplicadas em cidades e locais específicas. Não é possível realizar o Exame de casa ou de equipamentos pessoais. Saiba mais no edital da versão digital do Enem.

INEP publica Nota Oficial sobre lançamento de editais

Após receber manifestações sobre a possibilidade de adiamento das datas de aplicação do Enem, em razão das dificuldades geradas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, o Inep publicou uma Nota Oficial em que explica a situação.

De acordo com Instituto, a realização do Enem é um processo longo, e a publicação do edital neste momento é fundamental para o correto funcionamento do Exame. O Inep disse estar atento à situação e em contínuo diálogo com as secretarias estaduais e municipais de educação.

A nota pode ser lida na íntegra neste link.