Página inicial > Últimas Notícias > IFFar inicia atividades do Dinter em Computação em parceria com a UFPel
Notícias IF Farroupilha

IFFar inicia atividades do Dinter em Computação em parceria com a UFPel

Publicado em Sexta, 20 de Março de 2020, 19h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No último final de semana (13 e 14/3), no Tecnoparque de Santa Maria, foram realizadas as atividades inaugurais do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Computação ofertado pela Universidade Federal de Pelotas no IFFar. Os alunos e alunas são 21 servidores dos campi e reitoria do Instituto Federal Farroupilha.

O Dinter em Computação é proporcionado a partir de um acordo de cooperação entre UFPel e IFFar. Nesse formato de curso, uma turma é atendida, em caráter temporário e sob condições especiais, por um programa de pós-graduação reconhecido e já consolidado - que é o caso do PPG em Computação da UFPel.

Assim, as atividades de formação acontecem em Santa Maria, cidade onde está localizada a reitoria do Instituto, mas os participantes são estudantes regulares da Universidade. Quando há atividades presenciais, sempre aos finais de semana, professores da UFPel vêm até Santa Maria para as aulas. O ingresso dos estudantes foi por meio de um processo seletivo voltado exclusivamente aos servidores do IFFar, realizado no ano passado.

As negociações para a realização do Dinter começaram ainda em 2018. Segundo o coordenador do PPG em Computação, Marcelo Schiavon Porto, a qualificação de docentes do estado é um dos principais compromissos do programa - que já forma, desde sua criação, muitos docentes dos IFs gaúchos.

Dessa maneira, a expectativa é que a parceria possa contribuir não só com a formação de profissionais do IFFar, mas também "com a possibilidade de criação de novos núcleos de pesquisa ou eventualmente potencializar novos programas de pós-graduação”, enfatizou Porto.

Reitora do IFFar destaca a oportunidade para os servidores

A abertura do curso foi realizada às 11h do sábado (14), com as boas-vindas dos professores Marcelo Schiavon Porto e Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro, do PPG em Computação da UFPel; da reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim; e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Arthur Frantz.

A reitora declarou que a oferta de um Dinter era um objetivo institucional de bastante tempo. Durante seu discurso, pediu para que os estudantes valorizem essa oportunidade de qualificação que “vem acompanhada de uma responsabilidade imensa, pois estamos falando de investimento público”.

O pró-reitor Arthur Frantz explicou que a escolha pela área do curso partiu de um levantamento das necessidades de pós-graduação no IFFar. O Dinter vem na sequência de outras ações de qualificação promovidas pelo Instituto, como o mestrado em educação com o Instituto Politécnico do Porto, Portugal, em 2017.

Neste primeiro semestre do curso do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Computação, duas disciplinas são ofertadas.

Secom