Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove palestra sobre 'Histórias de Empoderamento Feminino'
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove palestra sobre 'Histórias de Empoderamento Feminino'

Publicado em Quarta, 04 de Março de 2020, 17h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha, através do projeto Café com Inclusão, promoveu uma palestra com o tema "Histórias de Empoderamento Feminino" na tarde desta terça-feira (3), no Auditório da Reitoria.

03032020cafecominclusao1

Foto: Tati Dias falou sobre sua trajetória com árbritra e técnica de futsal e handebol

A palestra teve participação da árbitra e técnica de futsal e handebol, Tati Dias, e da reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim. As duas contaram suas histórias de vida e suas trajetórias profissionais em ambientes predominantemente ocupados por homens.

Tati Dias é árbitra de handebol há mais de 20 anos. No futsal, já treinou equipes em competições municipais e estaduais. Ela também é responsável pelo projeto Chuteiras do Bem, que arrecada recursos para doar chuteiras para crianças.

Sobre sua trajetória, Tati reconheceu a existência de preconceito contra mulheres no meio esportivo, mas disse se sentir privilegiada por ser reconhecida pela qualidade do seu trabalho. Ela também disse querer que outras mulheres vejam sua trajetória e sintam-se encorajadas e capazes de seguir carreiras esportivas.

03032020cafecominclusao3

Foto: Carla Jardim falou sobre sua trajetória abordando mulheres que foram importantes na sua vida

A professora Carla Jardim é reitora do IFFar desde 2012. Antes disso, foi diretora Geral do Campus Alegrete, onde também ocupou outros cargos administrativos. Formada em medicina veterinária, ela disse que enfrentou resistência por parte de professores durante a faculdade, e por colegas homens durante o trabalho por ser mulher. Durante sua formação, disse ter enxergado no esporte a possibilidade de mostrar aos homens a capacidade de realização das mulheres.

A palestra completa pode ser assistida no canal da WebTV do IFFar no Youtube.

Projeto Café com Inclusão divulga programação de palestras para 2020