Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de reunião da Comisión Coordinadora Región Bioma Pampa
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de reunião da Comisión Coordinadora Región Bioma Pampa

Publicado em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 11h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 18 de fevereiro, a pró-reitoria de extensão do Instituto Federal Farroupilha participou de uma reunião da Comisión Coordinadora Región Bioma Pampa de Instituciones Públicas de Educación Superiorrealizada na reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Representaram o IFFar a pró-reitora de extensão, Raquel Lunardi, o diretor de extensão, Adriano Brum Fontoura, e o assessor de relações internacionais, Eliseo Salvatierra Gimenes.

O IFFar faz parte desta comissão desde 2015. Trata-se de uma rede de cooperação entre instituições públicas de educação superior do Rio Grande do Sul e do Uruguai, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e para a integração binacional e multilateral da educação superior na América Latina e no mundo.

Além do Instituto, participam da comissão a Universidad de La República, Universidad Tecnológica do Uruguay (UTEC), a Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

No encontro, foi discutida a viabilidade de realizar um convênio geral entre todas as instituições participantes. Também foram apresentados os avanços dos Núcleos Temáticos e debatida a situação da educação superior. Além disso, foram apresentados os novos integrantes da comissão e organizada a agenda das próximas reuniões.

Sobre o bioma Pampa

Pampa é um termo de origem quíchua (indígenas da América do Sul) que significa região plana. O bioma Pampa é um bioma partilhado que se estende pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, ocupando uma área de 700 mil quilômetros quadrados. Cerca de dois terços da área total do Rio Grande do Sul são ocupados pelo Pampa. Saiba mais no site da Embrapa.

Foto Reunião.jpg

Foto: Proex/IFFar