Página inicial > Últimas Notícias > IFFar esclarece sobre emissão da ID Estudantil
Notícias IF Farroupilha

IFFar esclarece sobre emissão da ID Estudantil

Publicado em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 12h37 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Carteira de Identidade Estudantil Digital (ID Estudantil) é o novo instrumento do MEC que possibilita aos estudantes brasileiros o benefício da meia entrada em eventos culturais e esportivos. O documento é emitido a partir de cadastro específico realizado pelas instituições de ensino no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). A ID Estudantil será gratuita e valerá para estudantes da educação básica, tecnológica e superior.

images

A ID Estudantil foi instituída pela Medida Provisória nº 895/2019, publicada no Diário Oficial da União em setembro deste ano. De acordo com o documento, as carteiras começaram a ser disponibilizadas pelo MEC no dia 6 de dezembro de 2019.

A emissão da ID Estudantil é realizada após o preenchimento de informações pela instituição em cadastro específico. Cabe ressaltar que não é possível migrar os dados de outras plataformas já utilizadas pelo IFFar para o SEB. Com isso, o IFFar deverá preencher cerca de 16 mil cadastros com informações de todos os estudantes e, para os menores de 18 anos, também inserir os dados de seus responsáveis legais.

Considerando o período de ingresso de estudantes, fechamento do semestre letivo de 2019, rematrículas, digitalização da documentação de todos os estudantes dos cursos superiores, atualização dos dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) o processo de cadastro no SEB será realizado apenas no decorrer do primeiro semestre de 2020.

Enquanto os novos documentos não são emitidos, o IFFar orienta os estudantes a utilizarem a identidade estudantil disponibilizada no Sistema Orbital.