Página inicial > Últimas Notícias > IFFar lança livro sobre os 10 anos da instituição
Notícias IF Farroupilha

IFFar lança livro sobre os 10 anos da instituição

Publicado em Terça, 19 de Novembro de 2019, 11h30 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha lançou um livro de artigos que contam os 10 anos da instituição na última quarta-feira (13), durante a 31ª Multifeira de Santa Maria (Feisma).

IMG 5229

Foto: livro foi lançado no estande do IFFar na Feísma com a participação de servidores da instituição

O lançamento do livro ocorreu no estande do IFFar na Feisma. A Multifeira de Santa Maria é um evento tradicional no calendário da cidade. Instituições e empresas costumam divulgar serviços para o público de toda a região central do RS.

O livro 'IFFar 10 anos: Ensaios dessa Trajetória' apresenta um relato histórico oficial dos dez anos do Instituto Federal Farroupilha. De acordo com o prefácio do livro, escrito por Eliezer Pacheco,"os IFs são a mais ousada e criativa política educacional já experimentada" no Brasil.

Foram criados, segundo Eliezer, através de "um debate democrático, envolvendo CEFETs, Escolas Técnicas vínculadas às Universidades e Agrotécnicas Federais". Eliezer Pacheco foi secretário de Educação Profissinal e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) de 2004 a 2011 e um dos idealizadores dos Institutos Federais.

O IF Farroupilha foi fundado em dezembro de 2008 e abriu suas primeiras turmas no começo de 2019. Uma breve história da instituição é contada pela reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, no capítulo de abertura do livro: "nascido a partir da união de duas autarquias cinquentenárias, o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul e a Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, e das então recém-constituídas Unidades de Ensino Descentralizadas de Júlio de Castilhos, e Santo Augusto, o IFFar integrou-se aos territórios das regiões Central, Noroeste e Oeste do Rio Grande do Sul, desenvolvendo larga diversidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão".

O livro "IFFar 10 anos" foi distribuído aos autores dos artigos e bibliotecas de todos os campi da instituição.

Secom