Página inicial > Últimas Notícias > Promoção da saúde na escola é tema de palestra na reitoria
Notícias IF Farroupilha

Promoção da saúde na escola é tema de palestra na reitoria

Publicado em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 17h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Desde 2012, dez de outubro é considerado Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Na data de hoje (10), o IFFar promoveu ações de valorização da vida em todas as unidades. Na Reitoria, foi promovida uma palestra sobre ações exitosas desenvolvidas pelo IFSul.

Usar 1

Foto: Maria de Fátima Farias, enfermeira do IFSul, fez mestrado pelo Profept no polo do IFFar - Campus Jaguari

A palestra foi ministrada pela enfermeira do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) – Campus Pelotas, Maria de Fátima da Rosa Farias. Ela contou experiências exitosas promovidas pela instituição através do Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS), do qual faz parte.

O NUPPS foi formado em 2017 a partir de demandas relacionadas à saúde mental. Naquele ano, as psicólogas do Campus Pelotas detectaram aumento no número de tentativas de suicídio entre os alunos. De acordo com Maria de Fátima, até a criação do Núcleo não se falava sobre o tema na instituição.

A criação do núcleo permitiu a promoção de diversas atividades ligadas à saúde mental e à saúde em geral da comunidade acadêmica. Através das ações do NUPPS foram desenvolvidos eventos sobre diversos temas, como alimentação saudável, voluntariado, saúde mental, distúrbios do sono, dependência química, entre outros, inserindo essas questões no cotidiano do campus.

A promoção e a prevenção em saúde também foram levadas para a sala de aula, com a proposta de inserir a temática na perspectiva da formação integral dos alunos. Maria de Fátima relatou que esta ação permitiu, pela primeira vez, ouvir a opinião dos alunos.

Dia nacional de Segurança e Saúde nas Escolas - O dia 10 de outubro foi instituído como o dia oficial, de acordo com a Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012, para a promoção de palestras, concursos de frase ou redação, eleição de cipeiro escolar, visitações em empresas ou outras ações dedicadas à segurança e saúde nas escolas.

Neste ano, o IF Farroupilha buscou desenvolver prática educativas para os servidores e estudantes com foco na prevenção de riscos e doenças e na valorização da vida.