Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai ofertar 47 vagas de graduação para estudantes estrangeiros
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai ofertar 47 vagas de graduação para estudantes estrangeiros

Publicado em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IF Farroupilha assinou recentemente o termo de adesão ao Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação. Através do programa, o IFFar poderá receber até 47 estudantes de graduação oriundos de países em desenvolvimento em 2020.

pecgmarcas2

O PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas federais e estaduais, particulares e institutos federais, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O Instituto Federal Farroupilha cadastrou dez cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnologias), totalizando 47 vagas distribuídas entre os diferentes campi da instituição. O edital está previsto para ser publicado no mês de outubro. Os estudantes que forem aprovados começam seus estudos no IFFar em 2020.

Confira as vagas disponíveis em cada unidade do IFFar

• Campus Alegrete: 5 vagas bacharelado em Zootecnia e 5 no bacharelado em Engenharia Agrícola;
  • Campus Frederico Westphalen: 2 vagas no bacharelado em Medicina Veterinária;
  • Campus Panambi: 10 vagas na Licenciatura em Ciências Biológicas e 5 no curso de Tecnologia em Processos Químicos;
  • Campus Santa Rosa: 4 vagas no bacharelado em Arquitetura e 7 vagas na Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Campus Santo Augusto: 2 vagas no bacharelado em Agronomia;
  • Campus São Borja: 2 vagas no curso de tecnologia em Gastronomia;
  • Campus São Vicente do Sul: 5 vagas no curso de bacharelado em Agronomia.

Seleção prioriza estudantes inseridos em programas socioeconômicos

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

A Pré–seleção é realizada pelas missões diplomáticas brasileiras, que encaminham a relação dos candidatos ao Ministério das Relações Exteriores. Nesta etapa, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: declaração de compromisso, histórico escolar e declaração de conclusão do nível de ensino correspondente ao ensino médio e comprovante de capacidade econômica dos pais ou responsáveis. Os documentos, com exceção da declaração de compromisso, devem ser autenticados em consulado brasileiro. É necessária a aprovação no Celpe-Bras, para os candidatos ao PEC-G.

No processo seletivo, os candidatos de países que não aplicam o CELPE-BRAS, após a Seleção do PEC-G serão submetidos ao curso de português para estrangeiros e ao exame CELPE-BRAS (apenas uma vez) no Brasil. A certificação no exame de proficiência em língua portuguesa é condição fundamental para o ingresso na Instituição de Ensino Superior e no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.

Na seleção final, a Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, assessoradas por uma comissão indicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras; Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais e Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis nos termos da Portaria SESu/MEC Nº 510, de 21 de agosto de 2006, fazem a seleção final, em Brasília. Os resultados são divulgados pelas missões ou representações diplomáticas.