Página inicial > Últimas Notícias > Servidores discutem masculinidade tóxica na Reitoria do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Servidores discutem masculinidade tóxica na Reitoria do IFFar

Publicado em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 15h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os servidores da Reitoria do IF Farroupilha participaram de uma palestra e uma conversa com o tema ‘Masculinidade tóxica e novas masculinidades’ nesta terça-feira (27). A atividade foi transmitida e está disponível na página da WebTV do IFFar.

DSC 0739 redim

Foto: o psicólogo Lucas Brum estuda os efeitos do machismo desde 2015

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Lucas Motta Brum e mediada pelo servidor do IFFar, Adriano de Carvalho Lima. A atividade foi promovida pelo Projeto Café com Inclusão. Assista à palestra na íntegra através deste link.

De acordo com o psicólogo Lucas Brum, a masculinidade é um conjunto de atributos e comportamentos geralmente associados a meninos e homens. Neste sentido, a masculinidade foi inventada social e historicamente e reforçada durante anos pela cultura, através, por exemplo, da publicidade e do cinema.

Historicamente, a masculinidade ditou o modo de ser do homem, impondo características como a força, a rigidez, a virilidade, a frieza, a falta de emoções, entre outras. Para Lucas Brum, estas características associadas à masculinidade formam uma “caixa que aprisiona os homens” e geralmente levam a frustrações.

O psicólogo deu algumas sugestões sobre como os homens podem agir para melhorar as suas vidas e das pessoas ao seu redor, como fortalecer laços, repensar atitudes diárias, principalmente em relação às mulheres, falar sobre sentimentos, escutar mais as mulheres, fazer terapia e ir ao médico mais vezes.

Durante a palestra, Lucas Brum exibiu um vídeo que, de acordo com ele, resume bem todas as questões que envolvem a masculinidade tóxica. O vídeo pode ser visto no Youtube, através deste link.

Igualdade de gênero no IFFar

Na abertura da palestra, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, lembrou que apesar de haver equidade em números de servidores e alunos de ambos os sexos na instituição, a questão da igualdade de gênero ainda não é totalmente resolvida. “Mesmo que o nosso espaço seja compartilhado, ainda há muito que lutar para efetuar a igualdade de oportunidades”, disse a reitora.

Café com Inclusão - a atividade foi promovida através do Café com Inclusão. O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar que objetiva promover discussões sobre diversas temáticas entre os servidores da instituição.

O tema do evento foi escolhido em decorrência do Eles por Elas (Heforshe), um movimento internacional criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que visa envolver homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial. Saiba mais sobre o Eles por Elas neste link.

A última palestra do Café com Inclusão ocorreu no dia 6 de agosto e teve como tema a 'Comunicação não-violenta'. A próxima palestra ocorre no dia 6 de setembro com o tema ‘Cidades Educadoras’.

Assunto(s):