Página inicial > Últimas Notícias > Docente do IFFar representa IFs do Brasil em Congresso Interamericano de Física

Lack of access rights - File 'http:/mail.google.com/mail/u/2'
Notícias IF Farroupilha

Docente do IFFar representa IFs do Brasil em Congresso Interamericano de Física

Publicado em Quinta, 18 de Julho de 2019, 07h49 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A estrutura e a organização de currículos dos cursos de Licenciatura em Física; a evasão e as dificuldades de aprendizagem nos cursos de licenciatura e na educação básica; o currículo e as metodologias de trabalho para a física, bem como as questões de gênero, etnia e inclusão específicas para o ensino de física estiveram no centro dos debates da XIII Conferencia Interamericana de Educación en Física – CIAEF, no Instituto de Perfeccionamiento y Estudios Superiores (IPE), realizada entre os dias 08 a 12 de julho, na cidade de Montevidéu, Uruguai.

Conferencia (1).jpg

Foto: Abertura da Conferência/Divulgação Evento

Na oportunidade, a professora do curso de Licenciatura em Física do IFFar-Campus São Borja, Taniamara Vizzotto Chaves, representou os cursos de Licenciatura em Física dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul e do Brasil. A conferência teve ciclos de palestras, apresentações orais, pôsteres, grupos de trabalhos, oficinas e lançamentos de livros nas mais diversas áreas da física, e reuniu participantes do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Guatemala, Colômbia, Costa Rica, EUA e Espanha. O Brasil por duas oportunidades foi sede do evento. No ano 2000, no município de Canela/RS, e em 1963, na cidade do Rio de Janeiro onde ocorreu pela primeira vez.

De acordo com a Professora Taniamara Vizzotto, a partir da troca de experiências e reflexões durante a Conferência, foi possível perceber que existem necessidades e dificuldades que se assemelham em todo o continente americano e que elas dizem respeito ao processo de ensino e aprendizagem da física, seja na educação básica ou no ensino superior, sinalizando para a necessidade do fortalecimento de grupos de trabalho em rede, com o objetivo de buscar a superação e o enfrentamento das dificuldades vivenciadas.

A docente também apresentou um pôster sobre “A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) como proposta de atualização curricular e metodológica para o ensino de física na educação básica”. O trabalho faz parte das atividades desenvolvidas em um de seus projetos de pesquisa em conjunto ao grupo de pesquisa “Emancipação sem Fronteiras – formação inicial e continuada de professores”, certificado pelo IFFar.

Taniamara Vizzotto Chaves é Licenciada em Física, Mestre e Doutora em Educação e atua nos cursos Técnico em Cozinha Proeja, Curso de Licenciatura em Física do Campus São Borja e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – polo do IFFar. Também desenvolve projetos de pesquisa e extensão cujas linhas de pesquisa estão relacionadas à formação de professores, à educação profissional e tecnológica, às metodologias de ensino em geral, e especificamente, ao ensino da física, área na qual a docente tem sua formação inicial.

XIII Conferencia Interamericana de Educación en Física - CIAEF

A conferência, que é organizada por um conselho interamericano de professores de física dos diferentes níveis de ensino que pesquisam e discutem o ensino da física no continente americano, tem como objetivos reunir educadores em Física das Américas em um Conselho Interamericano de Ensino de Física e incentivar a comunicação, a formação de redes de ensino e aprendizagem em Física, a troca de materiais didáticos, a socialização de resultados de pesquisas, experiências e estudos entre educadores de Física nas Américas.

Saiba mais sobre o evento.