Página inicial > Últimas Notícias > IFFar publica nota oficial sobre cortes orçamentários em institutos federais
Notícias IF Farroupilha

IFFar publica nota oficial sobre cortes orçamentários em institutos federais

Publicado em Sexta, 03 de Mai de 2019, 17h31 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Governo Federal anunciou na noite da última terça-feira (30) o bloqueio de 30% do orçamento das universidades e institutos federais. O Instituto Federal Farroupilha publica uma nota oficial para esclarecer a situação financeira da instituição. Leia na íntegra.

nota oficial noticia site

Nota Oficial sobre corte de 30% no Orçamento do IFFar

O Governo Federal anunciou na noite da última terça-feira (30) o bloqueio de 30% do orçamento das universidades e institutos federais. Diante desta situação, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) manifesta sua profunda preocupação quanto à manutenção das atividades institucionais a partir do segundo semestre de 2019.

O orçamento do IFFar já vem sendo reduzido ao longo dos últimos anos. Estes cortes orçamentários forçaram a instituição a fazer profundos cortes de todas as despesas possíveis. Atualmente, 75% do orçamento do Instituto Federal Farroupilha é consumido com despesas fixas. O bloqueio de 30% do orçamento para 2019 vai inviabilizar o funcionamento da instituição já a partir do segundo semestre por incapacidade de cumprir com as despesas básicas.

O IFFar, junto de outras 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está mobilizado na tentativa de reverter esta situação. Nos dias 7, 8 e 9 de maio, os dirigentes destas instituições vão se reunir em Brasília com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para a discussão de estratégias de enfrentamento aos cortes orçamentários. No dia 10 de maio será realizada reunião com o Ministro da Educação.

Também está sendo mobilizada uma potente ação junto à bancada gaúcha no Congresso Nacional nos próximos dias, buscando apoio parlamentar para que o Poder Executivo Federal retroceda na decisão de realizar mais este corte no orçamento das universidades e institutos federais.

Atualmente o IFFar atende a cerca de 15 mil alunos em 15 cidades do Rio Grande do Sul. No total, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem 643 unidades espalhadas por todo o país, garantindo acesso à educação pública e de qualidade a mais de um milhão de brasileiros.