Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove palestra de esclarecimento sobre mestrado profissional
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove palestra de esclarecimento sobre mestrado profissional

Publicado em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 14h44 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha promoveu uma palestra com o coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) e professor do IFFar, Ricardo Antonio Rodrigues. As inscrições para o Profept vão até 7 de março.

28022019 profept ricardo rodrigues

Foto: professor do IFFar - Campus Jaguari, Ricardo Rodrigues, fala sobre sua experiência como coordenador do Profept

De acordo com o professor do Campus Jaguari, Ricardo Rodrigues, o Profept é para pessoas que queiram contribuir com a melhora do ensino. "Para transformar a realidade da escola, não apenas ter um diploma", disse.

O Profept é um mestrado profissional, inserido na área de Ensino da Capes. Isso signifca, conforme explicou o professor Ricardo Rodrigues, que as pesquisas realizadas dentro do programa geram soluções para problemáticas ligadas ao ensino.

Ricardo Rodrigues disse que o Profept foi criado como uma possibilidade de se melhorar a educação profissional e tecnológica através da pesquisa. O programa de mestrado surgiu como um resposta à falta de formação de professores para atuação no currículo integrado e a diferença da função da pesquisa nos Institutos Federais e nas Universidades.

Os IFs têm como particularidade a oferta de cursos de nível médio e superiores. Como os professores recebem uma formação tradicional nas universidades, muitas vezes eles não estão preparados para lidar com tantos conteúdos e diferentes faixas etárias, por exemplo. Além disso, a pesquisa nos Institutos Federais tem a função de desenvolver as comunidades onde a instituição atua.

Profept - O Profept é um mestrado profissional oferecido em rede pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, são oferecidas mais de 908 vagas em 40 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, existem vagas para os municípios de Jaguari, Charqueadas e Porto Alegre.

Metade das vagas são reservadas para servidores pertencentes ao quadro dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, instituições que integram a Rede Federal. As inscrições vão até o dia 7 de março.

Saiba mais sobre o Profept neste link.