Página inicial > Últimas Notícias > IFFar se destaca em processos de reconhecimento e renovação de cursos
Notícias IF Farroupilha

IFFar se destaca em processos de reconhecimento e renovação de cursos

Publicado em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 08h10 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Sete cursos do Instituto Federal Farroupilha passaram por processos de reconhecimento e renovação de cursos ao longo deste ano. Dos sete cursos avaliados, seis obtiveram nota máxima (5,0) e um obteve nota 4,0.

A avaliação, realizada pelo Inep/MEC, leva em conta três dimensões: a) organização didático-pedagógica (peso 3,0), b) corpo docente e tutores (peso 4,0) e c) infraestrutura (peso 3,0).

Para a Reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, “tais resultados demonstram a qualidade do ensino ofertado na instituição, os quais refletem o esforço coletivo de estudantes, servidores, terceirizados e estagiários. Enfim, são atuações fundamentais e qualificadas que contribuíram para o excelente desempenho nestes processos”.

Confira os resultados dos cursos avaliados:

• Licenciatura em Matemática do Câmpus Júlio de Castilhos (renovação): nota 5
  • Licenciatura em Física do Câmpus São Borja (renovação): nota 4
  • Tecnologia em Alimentos do Câmpus Santo Augusto (renovação): nota 5
  • Tecnologia em Gastronomia do Câmpus São Borja (reconhecimento): nota 5
  • Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Santo Ângelo (reconhecimento): nota 5
  • Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Frederico Westphalen (reconhecimento): nota 5
  • Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Panambi (reconhecimento): nota 5

Saiba mais sobre os processos:

Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente, terão visita in loco para este ato autorizado.

Banners avaliacao cursos noticias 01

Assunto(s):