Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santo Augusto participa de pesquisa sobre desenvolvimento de alimentos sem glúten
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 17h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Campus Santo Augusto está participando de um projeto de pesquisa em parceria com a Unijui e a Setrem, financiado pelo SDECT - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, intitulado “Desenvolvimento de alimentos sem Glúten a partir de grãos cultivados na Região Noroeste do RS”.

O projeto, iniciado em 2016, através de assinatura de convênio, é coordenado pelo Professor da Unijuí, Raul Vicenzi, com o apoio da Professora Eilamaria Libardoni. No Campus Santo Augusto, as pesquisas são coordenadas pelas professoras Joseana Severo, Gislaine Hermanns e Edna Nunes Gonçalves.

O Campus Santo Augusto participa do projeto através de dois projetos de pesquisa que buscam o desenvolvimento de novas formulações de massas alimentícias e flocos extrusados sem glúten; além disso, todas as análises microbiológicas do projeto são realizadas no Laboratório de Microbiologia da instituição, bem como a realização das análises sensoriais dos produtos desenvolvidos.

A professora Joseana Severo coordena o projeto "Desenvolvimento de flocos extrusados sem glúten, utilizando grãos cultivados na região Noroeste do RS", com o apoio das professoras Edna Nunes Gonçalves, Gislaine Hermanns e Melissa dos Santos Oliveira, e das técnicas de laboratório Denise Rocha e Maria Fernanda Menezes, tendo como bolsista a estudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Andressa Andriguetto.

Para a professora Joseana Severo, o projeto proporciona um intercâmbio de saberes entre instituições, tendo em vista que participam pesquisadores e alunos da Unijuí - Campus Ijuí, IFFar – Campus Santo Augusto e da Setrem de Três de Maio. “Foram desenvolvidos através da pesquisa flocos extrusados, com os grãos alternativos, sendo que testes microbiológicos e sensoriais estão sendo desenvolvidos para avaliar os produtos. Resultados prévios já demonstram a boa aceitabilidade dos produtos desenvolvidos”, destaca a professora.

Paralelamente, a professora Gislaine Hermanns coordena o projeto "Desenvolvimento de massas alimentícias a partir de farinhas alternativas", com o apoio das professoras Leidi Daiana Preichardt e Joseana Severo, tendo como bolsista a estudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Caroline Skittberg. Segundo a professora Gislaine, até o momento já foram desenvolvidas seis formulações de massas alimentícias sem glúten, utilizando farinhas provenientes de grãos de chia, quinoa e trigo sarraceno. As formulações desenvolvidas foram analisadas em relação à sua qualidade higiênico-sanitária e também em relação à sua aceitação, através de análise sensorial. Os resultados obtidos até o momento foram apresentados na Mostra de Inovação Tecnológica do IFFar, realizada no dia 17 de outubro no Campus Frederico Westphalen, e também na Mostra Técnica local realizada no dia 24 de novembro.

Dentre as metas do projeto, está a difusão das tecnologias geradas através das pesquisas acadêmicas ao público em geral, principalmente aos pequenos produtores rurais, proprietários e colaboradores de agroindústrias. Para atender a este fim, a professora Gislaine Hermanns ministrou no dia 6 de novembro, junto ao Laboratório de Nutrição da UNIJUÍ em Ijuí, o curso de Massas Alimentícias sem glúten, visando apresentar as tecnologias de produção de massas, tipo macarrão, à base de farinhas de chia, quinoa e trigo sarraceno.

Na próxima sexta-feira, dia 7 de dezembro, o projeto irá realizar um novo evento, nas dependências do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural – IRDER, em Augusto Pestana, visando a difusão da tecnologia do cultivo de grãos sem glúten na Região Noroeste do RS, voltado para produtores rurais e familiares, profissionais da área e estudantes. Pela manhã, das 08 às 12h, acontece o Seminário Produção de Chia, Quinoa e Trigo Sarraceno, tendo como palestrantes os professores da Unijui, José Antônio Gonzales da Silva e Raul Vicenzi, e à tarde, das 14h às 18h, acontece o Dia de Campo nos cultivares dos grãos pesquisados.