Página inicial > Últimas Notícias > IFFar lança documentário sobre quilombo de Uruguaiana
Notícias IF Farroupilha

IFFar lança documentário sobre quilombo de Uruguaiana

Publicado em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 17h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Servidores e alunos do Instituto Federal Farroupilha e um professor da Universidade Federal do Pampa produziram um documentário sobre o Quilombo Rincão dos Fernandes, localizado no município de Uruguaiana.

WhatsApp Image 2018 11 27 at 13.36.54

Foto: o lançamento do documentário ocorreu no Auditório da Escola Marechal Candido Rondon, no dia 26 de novembro

O vídeo é resultado do projeto de pesquisa Territórios Negros na Fronteira Oeste: mapeamento dos municípios de São Borja e Uruguaiana. O projeto é uma iniciativa dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI) do Campus Avançado Uruguaiana e do Campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha, coordenado pelas professoras Priscyla Hammerl e Izabel Barbosa.

O mini-documentário foi produzido durante uma visita ao Quilombo, em dezembro de 2017. Dirigido pelo professor Joel Guindani, da Unipampa, o documentário mostra o dia-a-dia dos atuais moradores. Assista o vídeo neste link.

WhatsApp Image 2018 11 27 at 13.36.54 1

Foto: diretora do Campus São Borja, Carla Zappe, fala durante lançamento

De acordo com a bibliotecária do IFFar – Campus Avançado Uruguaiana, Kauana Amaral, o objetivo do projeto é mapear e dar visibilidade a história local de territórios negros na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, possibilitar a formação de roteiro turístico e materiais pedagógicos que proporcionem desenvolvimento local.

Kauana também organizou o lançamento do documentário em Uruguaiana, na última segunda-feira (26), às 19h, na Escola Candido Rondon.

WhatsApp Image 2018 11 27 at 13.36.52

Foto: o lançamento do documentário contou com a presença de comunidade e autoridades locais

Quilombo Rincão dos Fernandes – o atual território do quilombo passou a ser habitado em 1857, por duas famílias de escravos. Em 2010, a área foi reconhecida pela fundação Cultural Palmares e pode receber incentivos do Governo Federal. A área conta hoje com oito habitações.

Secom