Página inicial > Últimas Notícias > Campus Júlio de Castilhos promove Sexta Cultural alusiva à cultura negra
Notícias IF Farroupilha

Campus Júlio de Castilhos promove Sexta Cultural alusiva à cultura negra

Publicado em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 08h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 23 de novembro, foi realizado o evento Sexta Cultural: Semana da Consciência Negra na Praça Manoel Alvarenga e no Centro Cultural Álvaro Pinto na cidade de Júlio de Castilhos.

A atividade, voltada aos alunos das escolas municipais, tinha como objetivo a reflexão sobre o legado da cultura negra na formação do Rio Grande do Sul.

O IFFar promoveu oficinas durante o evento através de projetos realizados no Campus Júlio de Castilhos: oficinas de contação de histórias e pintura para os alunos da pré-escola com o projeto Kombi Teca; oficina de lendas e atividades lúdicas com o NTG Alma Farrapa para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; oficina de capoeira com o projeto “A cultura afro-brasileira e a prática da capoeira II” para os alunos do 5º ano e roda de conversas “A contribuição do negro na formação do Rio Grande do Sul” com a participação dos palestrantes Ênio Grigio, Hermes Uberti, Paulo dos Santos e Domingos Luz. Além disso, o NEA Arapuá organizou um estande para doação de mudas de plantas, e o NUGEDIS organizou um estande com histórias inspiradoras de mulheres negras.

O evento foi uma promoção do Instituto Federal Farroupilha por meio do NTG Alma Farrapa, da Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do Centro Cultural Álvaro Pinto.