Página inicial > Uruguaiana > Aluno do Campus Avançado Uruguaiana desenvolve softwares facilitadores da aprendizagem para deficientes visuais
Notícias Uruguaiana

Publicado em Quinta, 03 de Março de 2016, 12h06 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

O aluno Kevin Almeida, do curso técnico em Informática para Internet Concomitante ao Ensino Médio, curso ofertado pelo Pronatec, do Campus Avançado Uruguaiana do IF Farroupilha, desenvolveu durante sua passagem pelo curso algumas ferramentas que visavam à adaptação do mundo da Informática ao seu, já que Kevin é deficiente visual. Desta forma, no primeiro semestre do curso desenvolveu para a matéria de banco de dados, ministrada pelo professor Gustavo Griebler, um aplicativo que simula a parte visual do componente no qual se trabalha modelagem entidade-relacionamento de bancos de dados, permitindo que pessoas com necessidades especiais também possam modelar bancos de dados de forma escrita.

No segundo semestre, para a matéria de laboratório de banco de dados, ministrada pelo professor Jhonathan Silveira, Kevin desenvolveu o Interactive SQL, já que o programa utilizado pelo professor não é acessível a alunos deficientes visuais. Este programa permite que você digite o comando SQL no campo de edição chamado comando, execute com o botão executar e veja o resultado no campo resultados. Para Kevin, o desenvolvimento do programa representou a aprovação no componente, já que, segundo ele: "O meu maior problema, ao estudar banco de dados, era entender o que os comandos faziam".

Os programas estão disponíveis no site de Kevin, em http://www.interactive.url.ph, onde também se encontram outros softwares desenvolvidos pelo jovem.