Página inicial > São Vicente do Sul > IFFar e Comando Militar do Sul assinam Carta de Intenções para futura parceria
Notícias São Vicente do Sul

IFFar e Comando Militar do Sul assinam Carta de Intenções para futura parceria

Publicado em Terça, 22 de Mai de 2018, 15h44 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 18 de maio, em reunião realizada no Gabinete da Direção Geral do Campus São Vicente do Sul, o Instituto Federal Farroupilha e o Comando Militar do Sul assinaram Carta de Intenções para futura parceria na execução de atividades de ensino, pesquisa extensão ou cooperação técnica entre as instituições. O documento de interesse mútuo foi assinado pela vice-reitora, professora Nídia Heringer, e pelo Comandante do 9º B Log, Coronel Roberto Morais Brancalione.

site 2    site 1

O ato foi acompanhado pela equipe diretiva do Campus SVS, pelo prefeito de Santiago Tiago Gorski Lacerda; pelo diretor de Implantação de Novas Unidades Carlos Eugênio Balsemão; pelo diretor geral do Campus Jaguari Carlos Roberto Socal, além de militares da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

A carta assegura a vontade das duas instituições em promover uma cooperação na área da educação, visando, principalmente, a certificação e o reconhecimento de saberes adquiridos pelos jovens durante o serviço militar.

Iniciativa:

A proposta é fruto do projeto de pesquisa do Major Sandro Gindri Minussi, aluno do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tendo orientação do professor do IFFar-SVS, Renato Xavier Coutinho.

Durante o tempo que permanece em serviço militar, o jovem aprende uma série de ofícios e competências que não se perdem quando ele opta por não seguir carreira. A ideia principal, conta Renato, é oferecer o reconhecimento oficial dessas habilidades, como forma de facilitar a reinserção dos egressos do exército no mundo do trabalho.

A partir da Carta de Intenções, será firmado um termo de convênio contendo especificações detalhadas sobre as primeiras formações conjuntas. A previsão é que o projeto-piloto envolva cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).