Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Terça, 22 de Agosto de 2017, 17h47 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFFar - Campus São Vicente do Sul convida para as palestras "Tecnologias disruptivas criam um futuro exponencial", com o palestrante Rodrigo Koetz de Castro e "Novos negócios e profissões na área de sustentabilidade e correlatos", com Ricardo Franci. As palestras acontecerão no dia 31/08/2017, a partir das 14 horas, no Auditório Central do Campus, sendo possível acompanhar as palestras também ao vivo pela WebTV, através do link webtv.iffarroupilha.edu.br.

Terão uma abordagem teórica sobre o uso da tecnologia na criação de cenários futuros, pouco previsíveis atualmente. Explora o presente como ponto de partida, fazendo extrapolações futuristas e sinalizando possíveis impactos e oportunidades a serem exploradas, com casos reais para inspiração.

RODRIGO KOETZ DE CASTRO é empresário, palestrante, investidor e mentor de startups no Brasil e Estados Unidos, com vivência em processos de fusão e aquisição de empresas de tecnologia, conselhos e comitês de inovação e governança corporativa em entidades empresariais e empresas de capital privado. Formado em Administração de Empresas (UFRGS), possui Especialização em Planejamento Estratégico e Políticas de Governo (PUC-RS). Atuou paralelamente como docente por 10 anos e, atualmente, dedica-se a iniciativas de transformação digital, empoderamento econômico e difusão tecnológica, tendo recebido prêmios de reconhecimento no Brasil e exterior.

RICARDO FRANCI GONÇALVES é Engenheiro Civil - Ênfase Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984). Possui Especialização em Engenharia de Saúde Pública na ENSP - FIOCRUZ (RJ) (1985), DEA Sciences Et Techniques de L'environement - Ecole Nationale Des Ponts Et Chaussées (1990), Doutorado em Engenharia do Tratamento de Águas - Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse (1993) e Pós-Doutorado no Departamento de Gestão de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim - Alemanha. É Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental da UFES e foi Coordenador da rede temática 5 / Edital 5, do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico - FINEP / CAIXA / CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de coleta e transporte de esgoto sanitário, tratamento de águas residuárias, reuso de águas, aproveitamento de fontes alternativas de água, racionalização do uso da água em edificações, gerenciamento de lodos do saneamento, controle de odores em estações de tratamento de águas residuárias.