Página inicial > São Vicente do Sul > Seminário reúne catadores da região para a busca de melhorias das suas condições de trabalho
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quinta, 29 de Junho de 2023, 16h53 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira, dia 22 de junho, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul sediou o II Seminário Pilares para Conexão Sustentável, evento que reuniu catadores e catadoras das cidades da região para debater sobre suas condições de trabalho e de vida, em decorrência da grave crise que tem se abatido sobre essa categoria em função da significativa baixa do valor dos materiais recicláveis.

Estiveram presentes as organizações de catadoras e catadores de cidades da região, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Frente Parlamentar das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (Frecata); representantes dos poderes legislativo e executivo dos municípios, além de docentes e membros da equipe diretiva do Campus SVS.

A atividade foi promovida pelo Projeto Pilares Conexão Sustentável (desenvolvido no IFFar SVS) e MNCR/RS. O objetivo era promover o compartilhamento de experiências e de dados sobre a gestão de resíduos sólidos da região, a fim da mobilização da classe para a busca de melhorias.

Na ocasião, foi apresentada a experiência da Cooperativa de Trabalho UNICCA, que vem atuando na prestação de serviços para a prefeitura de Cruz Alta/RS. A cooperativa iniciou com 45 associados, e tem trazido ganhos para o município e para a comunidade, tanto no que se refere à economia de recursos, como na formação cidadã em educação ambiental.

A parte final do evento ficou a definição dos próximos encaminhamentos: será constituída uma comissão regional para elaborar propostas para os municípios e a região; será encaminhado ofício ao ministro das comunicações pedido para mediar emendas parlamentares no valor de R$700.000 para atender às associações ligadas ao projeto.

Segundo profª. Simone Bochi Dorneles, coordenadora do Pilares Conexão Sustentável, “o seminário superou as expectativas, sendo que foi ampliamos o grupo de associações atendidas pelo projeto, que hoje abarca 8 associações em 7 municípios diferentes”. A luta pela melhoria das condições de trabalho dos catadores e catadoras é um eixo de atuação do projeto, que também trabalha com a separação de resíduos reutilizáveis, recicláveis e orgânico dentro do Campus, em parceria com o Projeto Sustentabilidade na Prática.

Entidades presentes: Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago e de Jaguari (ARPES e ARPEJ), Associação de Catadores de materiais Recicláveis de Cacequi (ACOLCAC), Associação de Catadores Sepé Tiaraju, de São Gabriel/RS. Gestores da Prefeitura de Mata, São Francisco de Assis, Bossoroca, Rosário do Sul, Jaguari e Santiago.