Página inicial > São Vicente do Sul > Gestão do Campus SVS e Movimento "Desordem e Retrocesso" mantêm diálogo e estabelece acordo
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 14h12 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 30/11/2016 os estudantes integrantes do movimento “Desordem e Retrocesso” manifestaram-se, através do trancamento dos portões de acesso ao Campus São Vicente do Sul, portando cartazes e cantos contra o resultado da votação no Senado na noite anterior, que aprovou em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição 55, que congela investimentos públicos por 20 anos.

O movimento ocasionou alguns desconfortos nas movimentações de servidores pelo Campus. A Gestão, cumprindo com o papel de mediadora nas situações que envolvem a Instituição, dialogou com representações do movimento para abrir um canal de diálogo com os estudantes, visando à liberação dos acessos ao Campus. Ficou definido que a Gestão e participantes do Movimento Estudantil se reuniriam às 18h45min da quarta-feira, dia 30.

Integrantes da Gestão questionaram quais os objetivos dos atos ocorridos na quarta-feira, no intuito de esclarecer a relevância de tal ação para o Movimento. Após duas horas de diálogo, ficou registrado o compromisso entre as partes para a flexibilização do Movimento e liberação dos acessos, ao mesmo tempo em que ficou registrada a necessidade de busca do apoio dos servidores ao movimento dos estudantes.

Os estudantes explicaram que o ato serviu para registrar a discordância à PEC 55, que resultará prejuízos às ações e políticas públicas, fundamentalmente nas áreas da saúde e educação.

Ao término da reunião, os estudantes firmaram o compromisso de cumprirem suas obrigações estudantis, como frequência e acompanhamento das aulas, e ressaltaram que o movimento é sério e organizado, ao contrário do que algumas pessoas e a mídia tentam passar para a sociedade.