Página inicial > São Vicente do Sul > Aluna de 18 anos lança seu primeiro romance por meio do Projeto Novos Autores
Notícias São Vicente do Sul

Aluna de 18 anos lança seu primeiro romance por meio do Projeto Novos Autores

Publicado em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 16h20 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde da última terça-feira, dia 13 de dezembro, a estudante do Curso Técnico Integrado em Administração Tâmili Garcia, 18 anos, lançou seu primeiro romance - “Hóspede”, edição que foi possibilitada pelo Projeto de Extensão “Novos Autores”, ligado ao Núcleo de Arte e Cultura do Campus São Vicente do Sul.

O livro é resultado do primeiro edital deste projeto que objetiva valorizar a produção local por meio da publicação de obras literárias produzidas por estudantes do campus e por pessoas residentes no município.

O lançamento ocorreu no Auditório do CIET, reunindo membros do NAC e da equipe diretiva, docentes e técnicos-administrativos; além de ex-professoras, amigos e familiares da jovem escritora. A ilustração da capa foi produzida por Vitor Manoel Centa Indarte, estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, que também estava presente no evento.

Natural de Rosário do Sul, Tâmili conta que desde a infância, antes mesmo de aprender a ler, demonstrava disposição para contar as histórias que ouvia da mãe. Aos 11 anos, começou a escrever textos curtos, como poemas e contos; e, com o passar do tempo, foi se aventurando em narrativas mais longas.

Segundo ela, seu crescimento foi acompanhado de grandes doses de imaginação e criatividade que, gradativamente, interligaram-se com a observação do mundo, das pessoas, dos problemas, das vivências. “Dessa forma, comecei a refletir e criar ficções, como uma consequência da interpretação da realidade”, explica Tâmili.

Em 2020, publicou a crônica “Imaginação”, no livro “Vivências”, projeto também idealizado pelo NAC-SVS, sob coordenação do servidor Eduardo Miranda Feitoza. Foi durante o isolamento domiciliar causado pela pandemia que ela arranjou tempo para organizar e finalizar a narrativa de “Hóspede”.

inteira

A OBRA:

“Hóspede” tem como protagonista Violet, uma garota que não concorda com os padrões estéticos e apresenta uma grande insegurança com o corpo. Nesse contexto, será um desafio para ela encarar a tarefa de ser modelo, ao mesmo tempo em que lida com o estranho sentimento que desperta pelo seu agente.

A trama de Violet, com visitas ao passado e reflexos que esse faz no presente, destaca as diferentes invasões e maus tratos que seu corpo pode sofrer, assim como as peculiaridades do universo feminino, estimulando reflexões a respeito do lugar das mulheres no mundo, seus anseios, desejos e reinvindicações.

________________________

Sobre como suas experiências no Ensino Médio influenciaram a história, Tâmili conta que, desde seu ingresso no IFFar, teve acesso a uma diversidade de problemáticas sobre a luta da mulher na sociedade, tema que frequentemente aparecia nas conversas dos corredores e nas aulas.

Ela destaca que as aulas de filosofia igualmente foram essenciais para o questionamento de ideias e padrões preestabelecidos, reflexões que estão presente no decorrer da narrativa.

Sobre o futuro, Tâmili diz ter o desejo de ser professora, que provavelmente cursará língua portuguesa e inglesa. A respeito da atividade literária, ela afirma: “pretendo escrever por minha vida toda, pois é algo que já faz parte de mim”.

Em breve, exemplares do livro “Hóspede” estarão disponíveis para empréstimo na biblioteca do Campus SVS.

[20:41] Errata: idade da estudante