Página inicial > São Vicente do Sul > Campus oferece curso de boas práticas agrícolas para produtores do PNAE
Notícias São Vicente do Sul

Campus oferece curso de boas práticas agrícolas para produtores do PNAE

Publicado em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 14h45 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Por meio de suas atividades de extensão, o Campus São Vicente do Sul, em parceria com a Emater/RS-Ascar, ofereceu uma capacitação para produtores de hortaliças que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município. O curso foi divido em três módulos e aconteceu entre setembro e novembro deste ano.

No primeiro encontro, voltado para produtores informais que participam do PNAE, foram tratados temas como o uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), a importância do uso racional de agrotóxicos, a produção de base orgânica e a qualidade dos produtos comercializados. Todos os participantes receberam um kit de EPIs, visando garantir a saúde e a proteção dos trabalhadores rurais.

Esta oficina ocorreu no final de setembro e foi ministrada por estudantes e docente do curso em Agronomia do IFFar-SVS, em parceria com os técnicos extensionistas do escritório municipal da Emater.

Oficina 2

Em outubro, foi realizada oficina sobre a produção de hortaliças em ambiente protegido e o manejo integrado de pragas. A atividade aconteceu nas dependências da escola Timbaúva, em São Vicente do Sul, sendo ministrada por Marcos Antônio Turchiello, técnico da Emater; e a profª Ana Lúcia de Paula Ribeiro, do Campus SVS.

Participaram seis produtores (Leomar Filipin, Ramira Rodrigues, Gireline Rodrigues, Carlos Manuel da Silva, Cassiano Cordeiro e Carlos Vielmo), além de dois estudantes do Curso de Agronomia (Claiton Anibale e Mariane Lopes dos Santos). Os produtores relataram as dificuldades no controle de pragas e doenças em função da restrição dos produtos registrados pelo Ministério da Agricultura e o uso de consórcios de plantas no controle fitossanitário.

Oficina 3

A 3ª oficina, ocorrida no dia 30 de novembro, abordou aspectos referentes à certificação de produção orgânica e contou com a colaboração do prof. Luis Aquiles Medeiros, integrante da Comissão da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS); e do produtor orgânico Eduardo Moreira dos Santos, do assentamento Carlos Mariguella, localizado na Nova Santa Marta, em Santa Maria/RS.

Na oportunidade, foram apresentadas as legislações brasileiras da certificação orgânica e o trabalho dos fóruns de segmentos de redes de produção orgânica. Os participantes igualmente conheceram as diferentes etapas do processo de certificação por auditoria (OPACs) e da certificação participativa (OCCs).

SABIA MAIS:

A demanda pelo curso foi levantada por meio de diagnóstico realizado em 2020, pelo Campus SVS, Emater e a incubadora tecnológica CultivaSul Jr. Segundo a profª Ana Lúcia Ribeiro, principal articuladora do projeto, a previsão para o próximo ano é dar continuidade às atividades, escolhendo as temáticas de acordo com as demandas apontadas pelos próprios participantes.

Nos últimos anos, a participação de agricultores em programas governamentais de agricultura familiar, a exemplo do PNAE, tem se intensificado no município de São Vicente do Sul. Atualmente, esses produtores comercializam produtos para 9 escolas do município, colaborando para a alimentação de 3.158 estudantes, no total.