Página inicial > São Vicente do Sul > NAPNE promove conversa sobre deficiência visual
Notícias São Vicente do Sul

NAPNE promove conversa sobre deficiência visual

Publicado em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 13h56 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, o NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais) do Campus São Vicente do Sul promoveu a 1ª edição do "Diálogos com a diferença: possibilidades para repensar os processos inclusivos". A atividade abordou o tema da deficiência visual e teve como convidado o pedagogo Daverlan Dalla Lana, professor da rede municipal de Santa Maria/RS e cego.

Na parte da manhã, Daverlan conversou com a 1º agro D, turma de Gabriel da Silva de Quevedo, estudante com deficiência visual. Na oportunidade, foram apresentados e reconhecidos alguns materiais do Braille, como prancheta, cela, punção, reglete, assim como livros adaptados e a máquina de escrever. Todos os estudantes puderam utilizar as ferramentas e se familiarizar com esse sistema que possibilita a escrita em relevo e leitura tátil por pessoas cegas ou com baixa visão.

Daverlan também compartilhou suas experiências pessoais no ambiente escolar, acadêmico e profissional, além de abordar seus desafios e oportunidades de vivências no espaço urbano e na esfera doméstica, enquanto sujeito deficiente visual cego em busca de autonomia.

Na parte da tarde, docentes e técnicos administrativos puderam conversar com o convidado, em um momento de formação e reflexão sobre os processos inclusivos. Daverlan destacou que o desenvolvimento da acessibilidade atitudinal é uma das ações mais importantes para tornar a sociedade verdadeiramente inclusiva. O componente atitudinal da acessibilidade refere-se à percepção do outro sem preconceito, estigmas, estereótipos e discriminações. Segundo ele, é a partir da atitude de uma pessoa que ela impulsiona a remoção de barreiras.