Página inicial > São Vicente do Sul > Seleção para ingresso nos técnicos integrados recebe inscrições até o dia 16/09
Notícias São Vicente do Sul

Seleção para ingresso nos técnicos integrados recebe inscrições até o dia 16/09

Publicado em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 15h05 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha publicou no dia 8 de agosto o edital de abertura do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2023. São ofertadas 1.716 vagas nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 16 de setembro, pela internet, através de preenchimento de formulário e envio de documentação. As instruções completas sobre como se inscrever estão disponíveis no Edital nº 256/2022, que rege a seleção e é de leitura obrigatória a todos os participantes.

Os cursos são destinados aos estudantes que terminaram o Ensino Fundamento (9º ano) e desejam cursar o Ensino Médio juntamente de formação técnica específica.

No Campus SVS, há 4 opções de cursos integrados:

301553348 5511972092174767 1204681867979267652 n

Seleção por prova

Nas seleções realizadas em 2020 e 2021, devido ao contexto de pandemia, o IFFar adotou o sorteio eletrônico como forma de ingresso. Neste ano, com a retomada das atividades presenciais, a seleção volta a ser por prova objetiva interdisciplinar. A prova irá acontecer no dia 16 de outubro.

Heteroidentificação (verificação étnico-racial)

Outra novidade da seleção deste ano se refere à comprovação das cotas raciais. Os candidatos que estiverem concorrendo pelas cotas étnico-raciais, deverão validar suas autodeclarações, através de um processo chamado “heteroidentificação”. Essa será uma etapa complementar prevista no cronograma dos processos seletivos, antes da confirmação de vaga. Explicações detalhadas podem ser conferidas no edital.