Página inicial > São Vicente do Sul > Campus forma estudante com necessidade educacional específica
Notícias São Vicente do Sul

Campus forma estudante com necessidade educacional específica

Publicado em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 16h49 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul realizou evento de formatura de Leonardo Siqueira de Almeida, 20 anos, estudante com deficiência intelectual e agora Técnico em Agropecuária formado.

O evento aconteceu na sala do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE-SVS), reunindo servidores e servidoras, bolsistas e familiares para um momento descontraído e de celebração.

Durante sua trajetória de formação - de 2019 a 2022 - Leonardo foi acompanhado pela Coordenação de Ações Inclusivas e pelo NAPNE da unidade, trabalho que envolveu uma equipe multidisciplinar, sempre em colaboração com o Setor Pedagógico/DE.

De acordo com a profª Marciele Vieira Dorneles, através da mediação do Napne, foi possível desenvolver muitas habilidades necessárias para a inserção do aluno no mundo do trabalho, desde os cuidados pessoais e organização de rotinas, quanto à complementação das aprendizagens das disciplinas. “Leonardo hoje está dividindo essa conquista com toda a rede de apoio que recebeu nestes anos e mostra como é possível obter o sucesso com toda a dedicação que teve”, conclui ela.

Saiba mais sobre Educação Inclusiva

Estudantes com NEE são aqueles(as) que apresentam transtornos de aprendizagem, deficiências, transtornos do espectro autista ou altas habilidades/superdotação. O que distingue esses estudantes é o nível de especificidade de suas necessidades, o que demanda um nível diferenciado de apoio, acompanhamento e foco nas potencialidades que apresentam tendo, em alguns casos, o direito legal ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na finalização do semestre de 2021, o Campus São Vicente do Sul formou mais dois estudantes NEE: Ana Paula Meyne, estudante com necessidade educacional específica, formou-se Técnico em Agricultura; e Hélio G. dos Santos Filho, estudante com deficiência intelectual, formado Técnico em Zootecnia.