Página inicial > São Vicente do Sul > Prazo para limitação de armazenamento nas contas Google vai até dia 16/09
Notícias São Vicente do Sul

Prazo para limitação de armazenamento nas contas Google vai até dia 16/09

Publicado em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 14h09 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Antes ilimitada, a utilização de dados no e-mail, Drive e Google Fotos pelo IFFar passará a 15 GB para servidores e 2 GB para alunos a partir de 16 de setembro. As contas setoriais, contudo, terão espaço diferenciado.

Limites no uso de dados.png

O IFFar anunciou em julho que, em razão de mudanças nas políticas de uso das contas do Google, a instituição precisará adaptar a utilização de dados nas contas de e-mail, Drive e Google Fotos. De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a empresa alterou a política de armazenamento do Google Workspace for Education. Antes ilimitada, a versão gratuita do pacote passa agora a ter um limite de 100TB por instituição.

Com isso, as contas individuais de servidores devem utilizar, no máximo, 15 GB e as de estudantes, 2 GB. O custo estimado para a manutenção do serviço sem limite de espaço implicaria um custo anual de mais de um milhão de reais, inviável no atual cenário de restrição orçamentária pelo qual passa a instituição.

A medida gerou preocupação especialmente quanto às contas setoriais, nas quais o uso de dados é bem maior, com arquivos compartilhados entre vários profissionais. Dessa forma, a DTI buscou soluções para não inviabilizar o trabalho dos setores.

Após negociações, a Diretoria obteve uma prorrogação do prazo para implantação das cotas de armazenamento, de 20 de agosto para 16 de setembro. As orientações para adaptação do uso das contas individuais de estudantes e servidores seguem as mesmas. Contudo, as contas setoriais terão um limite diferenciado, que será definido após essa data, mediante análise realizada pela Diretoria com o suporte das unidades.

Nesse momento, a DTI orienta os servidores que utilizam conta individual para armazenamento de arquivos institucionais a migrarem os arquivos para uma conta setorial definida em sua unidade, com suporte dos setores de Tecnologia da Informação.

A DTI divulgou alguns links para auxiliar servidores e alunos a realizarem as adaptações necessárias:

Fonte: Secom