Página inicial > São Vicente do Sul > Aluna da ADM é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 17h07 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

A estudante Manuela Baccin da Rosa, do 3° ano do Curso Técnico Integrado em Administração, conquistou a Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2022), consagrando-se a 1ª medalhista de ouro em olimpíadas científica do Campus SVS.

A aplicação da prova - composta por 10 questões – foi realizada de forma presencial, sob supervisão do professor Marcus Fonseca e teve a participação de 5 estudantes, no total.

Natural de São Vicente do Sul, Manuela tem 17 anos e se diz uma apreciadora de desafios, principalmente quando reúnem assuntos dos quais ela gosta muito, que é o caso de astronomia, física, matemática, geografia e química. Ela destaca que o acesso aos docentes tem contribuído de forma significativa para sua formação. “Aqui eu consigo ter as minhas dúvidas sanadas”, aponta.

Ainda sobre o campus, Manuela considera “muito bom ter algo como o IF aqui, em uma cidade muito pequena, porque tem muita gente que não conseguiria ter um estudo de qualidade”. Como simpatizante das olimpíadas, Manuela finaliza ressaltando a importância de estimular cada vez mais a participação de jovens em competições dessa natureza, tanto por parte da Escola, quanto dos professores.

DSC 7769

Em relação ao futuro, Manuela conta que "se tudo der muito certo", quer cursar Engenharia Aeroespacial.

SAIBA MAIS: Já na 25ª edição, a OBA é voltada a estudantes de nível fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo país. A Olimpíada tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e acontece desde 1998.