Página inicial > São Vicente do Sul > 4ª edição da Semana do Alimento Orgânico
Notícias São Vicente do Sul

4ª edição da Semana do Alimento Orgânico

Publicado em Sexta, 27 de Mai de 2022, 16h06 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 23 a 25 de maio, a IV Semana do Alimento Orgânico do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul trouxe atividades e reflexões sobre, por exemplo, agrotóxicos, produção agroecológica, e compostagem.

No dia 24 de maio, nos turnos tarde e noite, houve palestra com a dra. Rosa Maria Salaib Wolff, médica com conhecimentos em toxicologia que estudou a relação do uso de agrotóxicos com a saúde humana, pesquisando, mais especificamente a fumicultura em Agudo/RS; além de relatos de experiência sobre produção agroecológica e comercialização de alimentos, com Maurício Kasper e Suzi Silva, do Sítio Agroecológico Resistência (Cerro Largo/RS). A propriedade desenvolve atividades de horticultura, fruticultura, apicultura, cultivo de cogumelo e sistema agroflorestal, é 100% orgânica e possui certificação participativa pela rede Ecovida.

A última atividade da programação aconteceu na tarde do dia 25 e configurou-se na oficina sobre compostagem de resíduos orgânicos, com dicas de como fazer em casa, explicações do ciclo da matéria orgânica e apresentação dos materiais e resultados de cada fase do processo de compostagem. A atividade foi ministrada pela profª. Ana Lúcia Ribeiro; pelos profs. Luis Aquiles de Medeiros e Márcio Oliveira Hornes; além de estudantes da turma de 3ª ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos.

Também foram expostos resultados de pesquisa estudantil sobre o conhecimento, a produção e o consumo de alimentos orgânicos no contexto familiar.

O evento foi organizado e promovido por docentes dos eixos de Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Gestão e Negócios do Campus SVS e tem apoio da Comissão da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPORG-RS). As ações no campus se somam à campanha nacional, que teve como tema "Produtos Orgânicos - Saudáveis por Natureza".