Página inicial > São Vicente do Sul > Campus forma em gabinete estudante com necessidade educacional específica
Notícias São Vicente do Sul

Campus forma em gabinete estudante com necessidade educacional específica

Publicado em Segunda, 09 de Mai de 2022, 17h00 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, dia 6 de maio, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul realizou solenidade de formatura em Gabinete de Ana Paula Meyne, 32 anos, estudante com necessidade educacional específica que frequentou, de 2018 a 2022, o Curso Técnico Subsequente em Agricultura.

Na solenidade, após juramento profissional, Ana assinou formalmente a ata de colação de grau e recebeu o certificado de conclusão, oficializando o encerramento de sua etapa de formação. Além do diretor geral, prof. Deivid Buttinger Dutra de Oliveira, e do diretor de Ensino, prof. João Flávio Cogo de Carvalho, participaram da ocasião, amigos e familiares.

O prof. João Flávio destaca a importância da ocasião e como orientador de estágio da formanda, constata que, apesar de todos os desafios enfrentados no curso e durante a pandemia, Ana conseguiu terminar o curso demonstrando na prática os conhecimentos ensinados aos técnicos em Agricultura.

Estudantes com NEE são aqueles(as) que apresentam transtornos de aprendizagem, deficiências, transtornos do espectro autista ou altas habilidades/superdotação. O que distingue esses estudantes é o nível de especificidade de suas necessidades, o que demanda um nível diferenciado de apoio, acompanhamento e foco nas potencialidades que apresentam tendo, em alguns casos, o direito legal ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Durante o curso, Ana foi acompanhada pela Coordenação de Ações Inclusivas e pelo Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) da unidade.

Na finalização do semestre de 2021, o Campus São Vicente do Sul formou mais dois estudantes NEE: Leonardo Siqueira de Almeida, estudante com deficiência intelectual, formou-se Técnico em Agropecuária; e Hélio G. dos Santos Filho, estudante com deficiência intelectual, formado Técnico em Zootecnia.

No total, o IFFar formou 15 estudantes, leia no link abaixo:

Ações Inclusivas: 15 estudantes com necessidades educacionais específicas concluem cursos no IFFar