Página inicial > São Vicente do Sul > NUGEDIS realiza campanha de promoção da dignidade menstrual
Notícias São Vicente do Sul

NUGEDIS realiza campanha de promoção da dignidade menstrual

Publicado em Segunda, 18 de Abril de 2022, 16h10 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul realizou no final do mês de março e início de abril uma Campanha de arrecadação de absorventes higiênicos, voltada a amenizar os constrangimentos e a injustiça da pobreza menstrual, problema de ordem socioeconômica, infraestrutural e de saúde pública que corresponde à falta de acesso aos itens de higiene menstrual, bem como à estrutura básica adequada para os cuidados requeridos durante o período.

“Não dispor de maneira adequada de absorventes durante a menstruação gera desconforto, insegurança, vergonha e, em alguns casos, a ausência nas aulas”, aponta o Núcleo. Além da parte prática de arrecadar e doar os absorventes, a campanha buscou também dar visibilizar ao tema menstruação, que ainda é tabu na sociedade.

04abril 14 nugedis entrega

Alunas residentes da moradia participaram da entrega.

Na tarde da última quinta-feira, dia 14, as professoras Andriza Ávila e Carla Kader, integrantes do núcleo, fizeram a entrega dos absorventes arrecadados ao prof. Rodrigo Godói, coordenador da Assistência Estudantil. Segundo ele, os materiais serão disponibilizados diretamente nos sanitários da moradia feminina de forma continuada, enquanto durar o estoque.

Pensando na manutenção deste estoque, o NUGEDIS manterá um ponto de coleta permanente, na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). Para o sucesso da ação, conta-se com a participação de todos, todas e todes!!!

Saiba mais sobre Pobreza Menstrual no card abaixo, criado pelo Núcleo:

IMG 20220317 WA0001