Página inicial > São Vicente do Sul > Curso de Cuidador de Idosos encerra atividades com certificação dos concluintes
Notícias São Vicente do Sul

Curso de Cuidador de Idosos encerra atividades com certificação dos concluintes

Publicado em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 17h54 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No fim do mês de outubro (19), houve o encerramento do Curso de Cuidador de Idosos, oferecido por meio da colaboração entre o IFFarroupilha-SVS e a Prefeitura de São Vicente do Sul. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no Clube Vicentino - local onde também foram realizadas as aulas -, reunindo os 17 concluintes, os professores e profissionais-ministrantes, além de autoridades e equipe diretiva do Campus SVS.

Iniciado em junho deste ano, o curso teve duração de quatro meses e carga horária total de 65 horas. As aulas envolvem conteúdo das áreas da saúde e educação, e foram ministradas por 16 servidores vinculados às instituições proponentes, de especialidades diversas: nutrição, fisioterapia, farmácia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, por exemplo; além das áreas básicas de português, matemática e informática.

A cerimônia também incluiu a apresentação cultural da estudante Manuela Baccin da Rosa e uma roda de conversa, em que os cursistas puderam expressar sua avaliação do curso.

Na ocasião, a equipe diretiva do IFFar ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura, destacando a qualidade da equipe multidisciplinar que atuou nesses meses de trabalho para organizar conhecimentos e práticas de cuidado com pessoas idosas.

Os estudantes foram parabenizados pela dedicação e pelo interesse em buscar uma qualificação técnica. “Gratidão é a palavra que resume a contribuição de todos os envolvidos”, finaliza o diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar-SVS, servidor Fabiano Damasceno.

SAIBA MAIS

A demanda foi apresentada pela Secretaria Municipal de Assistência Social à Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar-SVS e foi prontamente aceita pelo campus. A partir de então foi constituída uma comissão interinstitucional mista para elaboração do edital e organização geral do curso. Do IFFar-SVS, participaram os servidores Fabiano Damasceno, Francine Cassol Prestes, Alecson Miltom Almeida dos Santos; e pela Prefeitura Municipal, Rosmari Mossi Bissaco, Claeli Oliveira Flores Lavarda, Laíse Marin Zanini e Juliana Cauduro Poche.

O curso teve o objetivo de oferecer uma formação que contribuísse para o desenvolvimento regional, a qualidade do cuidado ao idoso e suporte às famílias. A atividade de cuidador de idoso ainda não é regulamentada no Brasil. O curso, assim, visou suprir essa lacuna por meio da qualificação de novos profissionais, assim como atendeu uma demanda local por cuidadores de idosos, promovendo a inserção dos participantes do curso no mercado de trabalho.