Página inicial > São Vicente do Sul > 1 ano de atividades remotas: mensagem da reitora
Notícias São Vicente do Sul

1 ano de atividades remotas: mensagem da reitora

Publicado em Quarta, 31 de Março de 2021, 12h25 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nesta quarta-feira (31), a reitora do IFFar, Nídia Heringer, divulga uma mensagem à comunidade acadêmica relembrando a marca de um ano desde a suspensão das atividades presenciais no IFFar por conta da pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada no dia 16 de março de 2020.

video reitora

O vídeo dá início a uma série que vai relembrar as ações institucionais do último ano e trazer depoimentos de estudantes, técnicos-administrativos e docentes sobre a rotina de atividades remotas. Acompanhe os conteúdos que serão publicados em nosso portal nesta e nas próximas semanas.

A tradução da mensagem da reitora em Libras foi realizada pela intérprete Nicole Hack, do Campus Panambi.

Confira a mensagem:

"Hoje cumprimento a comunidade acadêmica para retomar o período em que, instados pela pandemia de COVID-19, suspendíamos as atividades presenciais no IFFar.

Há um ano, nós nos mobilizamos diante de uma realidade desconhecida, com o objetivo de preservar vidas e pensando que em pouco tempo superaríamos aquela emergência sanitária.

Há um ano, mantemos esse mesmo movimento. Sim, ficar em casa, realizar nossas atividades profissionais e estudantis em trabalho remoto, estudo remoto planejado, é movimento, é ação que preserva vidas.

Naquele 16 de março, iniciamos um processo de reorganização que é continuado hoje (estamos em março de 2021), que alterou profundamente nossas vidas e mesmo o que pensávamos sobre empatia, segurança, tecnologia, tempo e superação.

Tivemos que buscar novas formas de estar juntos e o fizemos.

O #SerIFFar​ mudou para as nossas casas – e cada conexão importa muitíssimo, desde aquele dia. Foi preciso reorganizar cada rotina administrativa, cada aula, a pesquisa, o ensino, a extensão, a gestão – e nós o fizemos, cada um com muito, muito esforço.

Mudamos a maneira de fazer e compartilhar a arte e a cultura.

Temos projetos de pesquisa e extensão voltados a entender essa nova doença.

Produzimos e distribuímos EPIs e insumos – nossos laboratórios se esvaziaram de nossa presença costumeira, mas continuaram ativos com outros propósitos.

Auxiliamos estudantes e comunidades próximas aos nossos campi com doação de alimentos.

Disponibilizamos atendimento psicológico para a nossa comunidade acadêmica: mais de 1.500.

Proporcionamos auxílio inclusão digital e emprestamos materiais para que nossos estudantes pudessem continuar conectados.

Sim, nós concluímos o ano letivo de 2020 no final de fevereiro de 2021.

Fazer essa retrospectiva diz de superação individual e institucional, de acertos e erros, de um mundo global que fecha e abre fronteiras, de dias de muita dor e incerteza, de perdas de vidas, da alegria de estarmos vivos e juntos nesse tempo tão duro.

E a retrospectiva (cada voz sobre cada ontem) é também o hoje e o futuro – continuamos no desafio diário de sermos o IFFar compromissado com seu território e com as pessoas que seguem e que chegam (estando em casa) para um novo ano letivo.

Se em cada um de nós existem as muitas dores desse tempo, também há superação, há esperança e a reafirmação do nosso compromisso com a Educação Pública, com a ciência e, sobretudo, com a preservação de vidas.

Seguimos em casa."

Fonte: Secom