Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto do campus é aprovado no edital AgroResidência
Notícias São Vicente do Sul

Projeto do campus é aprovado no edital AgroResidência

Publicado em Quarta, 14 de Outubro de 2020, 13h40 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O IFFar é umas das instituições contempladas no edital do AgroResidência - Programa de Residência Profissional Agrícola, que prevê o financiamento de atividades voltadas à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos.

Viagem estudosFoto: viagem de estudos. Enviada pelo professor Cleudson José Michelon.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no dia 5. O projeto aprovado é de autoria do professor Cleudson José Michelon, do Campus São Vicente do Sul, e intitula-se "Práticas Agronômicas de Manejo e Conservação do Solo como Alternativas para Desenvolvimento do Agronegócio, Segurança Alimentar e Empregabilidade na Agricultura".

O AgroResidência foi instituído pela Portaria nº 193/2020, com o objetivo de apoiar a formação de profissionais com as competências necessárias para plena atuação nas áreas de ciências agrárias e áreas correlatas, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado.

O primeiro edital de chamamento público do programa, aberto para recebimento de propostas entre junho e agosto deste ano, recebeu um total de 454 projetos, enviados por 90 instituições de ensino de 25 estados e do Distrito Federal. Desses, 75 foram selecionados, sendo apenas 5 do Rio Grande do Sul. Confira o resultado e a lista completa de projetos aprovados.

Como vai funcionar

O projeto prevê 10 vagas para residentes, sendo: 5 de nível médio, para estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e em Agricultura; e 5 de nível superior, para alunos do curso de Bacharelado em Agronomia do Campus São Vicente do Sul. Poderão candidatar-se estudantes que estejam em final de curso ou profissionais formados há menos de um ano.

O projeto terá duração de 12 meses. Durante esse período, os residentes serão remunerados com uma bolsa mensal de R$ 900, para nível médio, e de R$ 1.200 para nível superior. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.

A seleção será realizada pelo Edital nº 071/2020, que pode ser lido aqui. A previsão, conforme explica o professor Michelon, é que as atividades do projeto tenham início em novembro.

Fonte: Secom, com informações e foto enviadas pelo Campus São Vicente do Sul.