Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto envolve estudantes em discussões interdisciplinares
Notícias São Vicente do Sul

Projeto envolve estudantes em discussões interdisciplinares

Publicado em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 15h33 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

A professora Cláudia Alves dos Santos e o professor Fabrício Fernando Halberstadt, atuantes na área da geografia e matemática, respectivamente, no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, estão desenvolvendo o projeto “Sextas-feiras interdisciplinares”, que tem o objetivo de envolver as/os estudantes em discussões atuais e importantes que requerem uma análise global e interdisciplinar.

A atividade ocorreu de forma experimental durante o recesso do calendário acadêmico, trazendo temas como a estrutura fundiária e concentração de terras no Brasil e a modernização da agricultura brasileira (cada um sendo desenvolvido em 2 encontros). Segundo Claudia e Fabrício, os encontros foram bem avaliados e, por isso, a ação será retomada agora no regresso das atividades remotas do IFFar para finalização do semestre letivo.

A primeira delas ocorre no dia 7 de julho - com início às 16 horas - e tratará sobre o tema Globalização. A plataforma usada é o Google Meet, sendo a participação certificada. As inscrições para novos e novas participantes podem ser feitas até dia 5 de julho pelo formulário https://forms.gle/Xh1eX9Tr4iYuuKee6.

A dupla explica que a busca pela interdisciplinaridade no projeto partiu do pressuposto da necessidade de uma possível superação do modelo de ensino atual caracterizado pela fragmentação disciplinar, que não é suficiente para uma construção crítica do conhecimento. “Trata-se de uma oportunidade de discutir de forma mais aprofundada os temas propostos a partir de uma reaproximação das fronteiras das áreas do saber”, finalizam.