Página inicial > São Vicente do Sul > Campus SVS obtém Licença de Operação de Regularização da Fepam
Notícias São Vicente do Sul

Campus SVS obtém Licença de Operação de Regularização da Fepam

Publicado em Quinta, 23 de Julho de 2020, 16h20 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Depois de praticamente 7 anos do início do processo, a Diretoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul anunciou, nesta semana, a obtenção da Licença de Operação de Regularização, concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam).

Após passar por um intenso trabalho de comprovações, levantamentos técnicos e diagnósticos, no dia 19 de junho de 2020, foi realizada a vistoria in loco dos analistas ambientais da Fepam, sendo a licença emitida em 13 de julho. Assim, o Campus SVS é a primeira unidade do IFFar a obter a licença do órgão estadual, que comprova a viabilidade ambiental e a administração correta e responsável das questões ambientais no desenvolvimento dos processos realizados na instituição.

download 1Um resumo da história

O servidor Fabiano Damasceno, diretor do DPEP, conta que a demanda que levou ao licenciamento ambiental, lá em 2013, foi a busca da garantia sanitária de órgão externo para o abatedouro e a agroindústria do campus. Em tratativas com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de São Vicente do Sul – que, na época, não tinha ainda serviço de inspeção municipal (SIM) – foi apontada a necessidade de obter licença ambiental junto à Fepam, visto que não seria atribuição do município conceder licença a um empreendimento do porte do campus.

Assim, foi iniciada esta jornada que contou com a atuação de diversos técnicos e também com o serviço de uma empresa especializada. Como outros campi também buscavam a regularização junto aos órgãos ambientais, a Reitoria do IFFar se comprometeu com essa demanda, assumindo-a como medida estratégica para a instituição e promovendo a licitação e a contratação de uma empresa.

download 1Um processo ‘sem fim’

Embora tenha passado por todas etapas do Licenciamento Ambiental, este é um processo permanente. “Agora temos outra tarefa, talvez mais árdua, que é realizar todas as adequações que serão exigidas. Estamos aguardando ofício da Fepam apontando aquelas medidas que são mais urgentes, para definirmos um cronograma de melhorias que trarão benefícios ao ambiente do campus e à comunidade”, explica Fabiano.

Ele convida o envolvimento de toda comunidade para que as medidas que serão implementadas sejam efetivas e duradouras. No horizonte, ficam apontadas a elaboração de diversos planos de gestão, a realização de obras e o desenvolvimento de propostas para a mudança de atitude em relação à Educação & Gestão Ambiental. Afinal, aponta ele, “não somos um empreendimento qualquer: somos uma Instituição de Educação, que busca a excelência nesse aspecto também”.

evento 69230 banner