Página inicial > São Vicente do Sul > IFFar inicia curso de formação para atividades acadêmicas remotas
Notícias São Vicente do Sul

IFFar inicia curso de formação para atividades acadêmicas remotas

Publicado em Quarta, 22 de Julho de 2020, 18h08 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na segunda-feira (20), às 18h, ocorreu a abertura do “IFFar Formação: conectando saberes e práticas”, um programa de formação pedagógica voltado a servidores e estudantes da instituição. O programa contou com mais de 700 inscritos no primeiro dia de formação.

Noticia site iffar formacao 02 617x411 equal

Na abertura e sensibilização sobre o Programa de Formação e o Ensino Remoto, a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, abordou o tema “Ensino Remoto no Instituto Federal Farroupilha”. Carla ressaltou a importância do programa como uma forma de instrumentalizar a comunidade acadêmica para que possa dar conta dos desafios impostos por esse período de pandemia.

O pró-reitor de Ensino, Édison Gonzague Brito da Silva, e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer, apresentaram diretrizes e orientações para o Ensino Remoto.

O diretor de Ensino do Campus Frederico Westphalen, Bruno Boniati, contemplou o tema “AVEA: desafios e possibilidades”.

A atividade foi transmitida pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube. Acesse a gravação na íntegra aqui.

Calendário Acadêmico pode ser retomado por meio atividades remotas

Durante a abertura do curso, a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, falou sobre a possibilidade de retomada do calendário acadêmico por meio de atividades remotas.

As atividades presenciais do IFFar foram suspensas no mês de março em virtude da pandemia de Covid-19. Em abril, diante da impossibilidade de retorno de atividades presenciais, as atividades acadêmicas começaram a ocorrer de forma remota.

Até então, a legislação permitia que apenas 40% das atividades acadêmicas dos cursos fossem realizadas de forma não presencial. Os cursos do IFFar atingiram esse percentual em maio, quando o calendário acadêmico precisou ser suspenso.

Uma portaria publicada pelo MEC, em junho, alterou o regulamento e passou a permitir, em caráter emergencial, a substituição de disciplinas presenciais por atividades letivas que utilizem tecnologias digitais até 31 de dezembro de 2020. Na prática, o calendário acadêmico das instituições de ensino pode ser retomado através de atividades não presenciais.

A professora Carla Jardim disse que, diante do avanço “avassalador” da Covid-19, inclusive em cidades do interior do Rio Grande do Sul, onde o IFFar atua, e da possibilidade trazida pela portaria do MEC, as discussões a respeito do retorno das atividades remotas foram retomadas.

“Neste cenário, o ensino remoto se apresenta como a única estratégia para darmos continuidade aos espaços formativos com os estudantes e garantirmos que a comunidade acadêmica se mantenha preservando sua saúde”, disse a reitora do IFFar.

Carla Jardim também afirmou que o IFFar Formação se dá porque servidores e alunos da instituição não foram preparados para viver um momento como esse. Ela explicou que a formação se dá a partir da reunião de um conjunto de experiências que já foram praticadas nos campi.

O possível retorno das atividades remotas se dá através de discussões dentro dos colegiados de curso e precisa ser definido pelo Conselho Superior do IFFar (Consup). A proposta de retomada do calendário acadêmico remoto a partir de 3 de agosto é pauta da próxima reunião do Conselho, que ocorre nesta sexta-feira (24), às 9h.

Saiba mais sobre o Programa “IFFar Formação: conectando saberes e práticas”

O objetivo do programa é promover a formação de servidores e estudantes, tendo em vista a necessidade de aprofundamento conceitual, tecnológico e didático-pedagógico para a implementação do Ensino Remoto na instituição.

O I Itinerário Formativo, voltado para servidores do IFFar, ocorre de 21 a 31 de julho, das 15h às 16h30, por meio de lives transmitidas pelo YouTube. Saiba mais aqui.

Fonte: Secom