Página inicial > São Vicente do Sul > Docentes publicam relato de experiência sobre prática interdisciplinar
Notícias São Vicente do Sul

Docentes publicam relato de experiência sobre prática interdisciplinar

Publicado em Segunda, 04 de Mai de 2020, 13h30 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No mês de abril, a professora Cláudia Alves dos Santos e o professor Fabrício Fernando Halberstadt, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, publicaram relato de experiência na revista Research, Society and Development (ISSN 2525-3409), publicação multidisciplinar mensal editada e publicada, em formato digital, pelo Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira (MG).

Intitulado “Uma prática interdisciplinar entre Matemática e Geografia no Ensino Médio Técnico Integrado: construção de países imaginários”, o relato aborda uma intervenção realizada com uma turma de terceiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática/Integrado durante o ano de 2019. A atividade, de caráter multidisciplinar, versou sobre a construção de países fictícios, dando enfoque a conceitos geográficos e matemáticos.

De acordo com o relato, um dos objetivos do processo de construção de países foi promover aos/às estudantes reflexões de novos mundos e da ideia do que é ser cidadão:  “Imaginar novos países é um experimento de se colocar no mundo e pensar que se faz parte dele”.

Além de possibilitar novas situações de aprendizagem aos discentes, dentre outros contributos, a experiência incentivou a reflexão sobre a complexidade dos problemas e das relações geográficas, sociais, políticas, econômicas e culturais que se fazem presentes no cotidiano dos/das estudantes.

A revista Research, Society and Developmentestá enquadrada no nível Qualis A3, na área da Educação.

Aos interessados, o relato pode ser lido - na íntegra - clicando aqui.