Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto de ensino do campus é finalista no 7° Prêmio RBS de Educação
Notícias São Vicente do Sul

Projeto de ensino do campus é finalista no 7° Prêmio RBS de Educação

Publicado em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 16h50 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O projeto "Letramento Literário e arte: Ler ou não ler, eis a questão", coordenado pela profª Márcia Juliana Dias de Aguiar, foi um dos 10º finalistas da 7ª edição do Prêmio RBS de Educação. A premiação é promovida pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS, com o objetivo de valorizar o trabalho de professores(as) e estudantes da Educação Básica do país e disseminar boas práticas educativas de incentivo à leitura.

Neste ano, duzentos e trinta e um trabalhos foram inscritos, de instituições de ensino de todo o Rio Grande do Sul. Em uma primeira etapa, os trabalhos foram avaliados por um júri técnico; posteriormente, os dez melhores foram novamente ranqueados e também colocados em votação popular pela internet. Nas categorias escola pública e escola privada, foram premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada uma; além do vencedor por escolha da audiência, também por categoria.

Os finalistas restantes, no qual o projeto do Campus SVS está incluído, ganharam 1000 reais, certificado de educador e um kindle, bem como um livro autografado por um autor contemporâneo. Durante a Feira do Livro de Porto Alegre, profª Márcia participou de atividades com os demais finalistas, assim como da solenidade de premiação.

projeto leitura 2

O projeto teve início no primeiro semestre de 2018, cooptando alunos que gostam muito de ler, bem como aqueles que não gostam de ler, mas querem “enfrentar” a leitura de maneira positiva e ativa, os envolvendo em situações práticas de interação com livros, a leitura e a literatura. Participam do projeto, as alunas Vitória dos Santos e Luana Fernandes da Silva.

Entre os resultados alcançados, houve um maior engajamento em práticas de letramento literário; aumento da leitura e de conhecimento cultural através da participação de palestras e debates literários; visita a escolas de Cacequi e Santa Maria para incentivar estudantes do Ensino Fundamental a ler, compartilhar experiências literárias e coletar de dados de hábitos de leitura; interação com recursos multimídia, como a criação de conteúdo para o Blog do Projeto (conheça aqui), uso de grupos no Facebook e Whatsapp, para compartilhamento de informações, entre outros.