Página inicial > São Vicente do Sul > Servidores participam de formação sobre prevenção ao suicídio na escola
Notícias São Vicente do Sul

Servidores participam de formação sobre prevenção ao suicídio na escola

Publicado em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h09 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 11 de setembro, quarta-feira, técnicos-administrativos e docentes do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul participaram da formação “Prevenção ao suicídio na escola: de quem é a responsabilidade?”, que teve o objetivo de aumentar a compreensão dos servidores em relação ao fatores de risco e de proteção ao suicídio, além de engajar a todos em prol da valorização da vida. A atividade foi promovida pela Direção de Ensino em alusão ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, e ministrada pela psicóloga Graciele Dotto Castro e pela enfermeira Francine Cassol Prestes, ambas servidoras da instituição.

Na oportunidade, além de expor estatísticas e índices sobre suicídio no mundo e no Brasil - que se configura como a 2ª causa de morte entre os jovens de 15 a 25 anos -, a equipe buscou detalhar concepções como prevenção e saúde mental, e discorrer sobre alguns tópicos que são comuns ao assunto, como, por exemplo: comportamento suicida, tipos de violência autoprovocada, fatores de risco para adoecimento e identificação do sofrimento.

As estratégias institucionais de prevenção ao suicídio também foram mostradas e focam em ações que buscam evitar a ocorrência das tentativas, principalmente estimulando um caminho de escuta e de acolhimento às pessoas em sofrimento psíquico. Como foi destacado na formação, por se tratar de um problema de saúde pública, a prevenção ao suicídio deve envolver não apenas os profissionais de saúde, mas também educadores, agentes sociais, governantes, comunicadores sociais, legisladores, famílias e comunidades.

Utilidade Pública:

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (ligando para 188 de todo o território nacional), e-mail e chat 24 horas todos os dias.