Página inicial > São Vicente do Sul > IFFar divulga nota à comunidade sobre bloqueio orçamentário
Notícias São Vicente do Sul

IFFar divulga nota à comunidade sobre bloqueio orçamentário

Publicado em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 14h08 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na manhã desta sexta-feira (13), o IFFar lançou uma nova nota oficial sobre os bloqueios nos orçamentos das instituições federais de educação pelo Governo Federal. Como não houve novas liberações de orçamento, a instituição prevê dificuldade para manter o funcionamento normal a partir do mês de outubro.

Clique na imagem para ler a nota completa.

nota oficial noticia site

Em abril deste ano, o Ministério da Educação anunciou o bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino. De acordo com a Nota Oficial publicada pelo IFFar na manhã desta sexta, como o corte não se dá de forma linear em todas as despesas de custeio, na prática, a instituição está com mais de 40% dos seus recursos indisponíveis.

De todo o recurso previsto para IFFar em 2019, apenas 58% foi disponibilizado até a data de hoje. Significa que, em uma situação normal, até o final do ano, a instituição deveria dispor do restante do orçamento para operar.

A instituição já enfrenta as consequências do corte de recursos na realização de aulas práticas, experimentos, visitas de estudo, projetos, eventos, entre outros.

O documento também afirma que, diante do corte anunciado em abril, da não liberação de recursos até o presente momento, mesmo com as medidas de diminuição de custos operacionais, em termos práticos, não há garantia de que a instituição mantenha seu funcionamento normal a partir do mês de outubro.

IFFar – o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) possui campi em 11 municípios gaúchos, além de atuar com polos de educação a distância e centros de referência em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Atende a cerca de 15 mil alunos em cursos técnicos de nível médio (incluindo cursos em que os estudantes cursam as disciplinas básicas do ensino médio também no IFFar), cursos superiores e cursos de pós-graduação. Até 60% das vagas são destinadas a pessoas de baixa renda.

Fonte: Secom