Página inicial > São Vicente do Sul > Alunos das Turmas Agri 35 e Agr 36 visitam Propriedade de Produção Orgânica de Hortaliças, em Santiago
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 24 de Junho de 2016, 20h09 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

A agroecologia visa desenvolver uma agricultura ambientalmente adequada, produtiva do ponto de vista técnico e econômico, valorizando o conhecimento local dos agricultores, a socialização desse conhecimento e sua aplicação ao objetivo comum da sustentabilidade (GLIESSMAN, 2001). Assim, a produção agroecológica está inserida, do ponto de vista normativo, na produção orgânica que segue normas específicas para garantir a integridade dos produtos, além de buscar a sustentabilidade dos agroecossistemas em termos sociais, técnicos, econômicos e ambientais (STRINGHETA; MUNIZ, 2003).

Na terça feira, dia 21 de Junho, as turmas Agri 35 e Agri 36 do curso técnico em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, câmpus São Vicente do Sul, realizaram visita técnica à propriedade de produção orgânica de hortaliças “A Fazendinha”, no munícipio de Santiago. Tratou-se de uma atividade multidisciplinar, acompanhada pelos professores Rosimeire Simões de Lima, professora de português instrumental, Emanuele Junges, Defesa Fitossanitária e morfologia vegetal e Marcos Hernandez, gestão ambiental e irrigação e drenagem. A proprietária, Núbia Vielmo e seu filho, Roberto, recepcionaram os alunos apresentando a dinâmica do sistema de produção desenvolvido na propriedade, e ressaltando a viabilidade econômica, capacidade de geração de emprego e renda oriundos do sistema orgânico de produção de alimentos, aliado aos indiscutíveis benefícios ambientais.