Página inicial > São Vicente do Sul > III Semana dos Alimentos Orgânicos
Notícias São Vicente do Sul

III Semana dos Alimentos Orgânicos

Publicado em Terça, 11 de Junho de 2019, 22h31 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

A 3ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos trouxe ao Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul diversas atividades sobre os alimentos orgânicos, assim como levantou discussões acerca deste sistema de produção agrícola, cujas principais características são a não utilização de agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes.

No dia 28 de maio, houve atividade de conscientização durante intervalo dos turnos tarde e noite, com a apresentação de trabalhos/banners realizados por estudantes do campus que pesquisam temáticas relacionadas aos orgânicos (produção, agrotóxicos, processos), além da distribuição de material informativo.

Já no dia 29, foi realizado um cinedebate do documentário "O veneno está na mesa 2", de Sílvio Tendler, que, a partir das consequências para a saúde pública, questiona o modelo agrícola atual e apresenta experiências viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

A última atividade da programação aconteceu na tarde do dia 6 de junho e configurou-se na apresentação de relatos sobre a experiência na produção de orgânicos, com Maurício da Silva Garcia e Rafael Dalla Costa, engenheiros agrônomos e integrantes da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA/Santa Maria). Na oportunidade, também houve uma feirinha de produtos orgânicos.

O evento foi organizado e promovido por docentes dos eixos de Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Gestão e Negócios do IFFar-SVS e teve apoio da Comissão da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPORG-RS). Segundo a professora Vanusa Granella, é fundamental que os alunos da nossa instituição - que tem uma forte tradição agrícola - comecem a se envolver com esses assuntos, não só porque ele veio para ficar (o crescimento do consumo de alimentos orgânicos é de 25 até 40% por ano), mas também porque o mercado de trabalho vai exigir noções relativas à produção orgânica. "O primeiro passo não é nem a conversão para a produção de alimentos orgânicos, mas a gente tem que deixar claro para os nossos futuros profissionais que eles precisam ser éticos e saber aplicar boas práticas nas propriedades", aponta ela.

As atividades integraram a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, que reuniu eventos realizados no período de 25 de maio a 5 de junho de 2019, em todo território brasileiro. A campanha nacional, em sua 15ª edição, teve como tema "Qualidade e saúde do plantio ao prato". Desde 2017, o campus SVS participa com atividades alusivas ao tema, de forma a colaborar com a disseminação de informações sobre os alimentos orgânicos, assim como reflexões a este respeito.