Página inicial > São Vicente do Sul > Campus São Vicente do Sul participa do Dia do Mel na Praça
Notícias São Vicente do Sul

Campus São Vicente do Sul participa do Dia do Mel na Praça

Publicado em Sexta, 31 de Mai de 2019, 14h13 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 24 de maio, foi realizada a terceira edição do Dia do Mel na Praça em São Vicente do Sul. A atividade é organizada pela Associação Vicentense de Apicultores (AVIAPI), IFFar – Campus São Vicente do Sul, Secretaria de Agricultura Municipal, Emater, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de contar com o apoio de outras instituições.

Neste ano, o IFFar participou com duas turmas, Agronomia 3 e Técnico em Zootecnia 34, promovendo uma série de atividades e discussões sobre equipamentos para apicultura, produtos das abelhas, abelhas sem ferrão, colmeia viva (mini colmeia com abelhas adultas e crias por nascer), além da divulgação de trabalhos publicados sobre mortandade de abelhas, efeito do 2,4-D e Neonicotinóides, notícias sobre mortandade publicados em jornais, um Cine Abelha com temas afins, análise polínica de mel, polinização em forrageiras e polinização em frutíferas.

O Dia do Mel foi criado a partir da necessidade de valorizar os produtos das abelhas, especialmente o mel, e os apicultores que as manejam. O projeto foi proposto pela APL (Arranjo Produtivo Local) Apicultura, que envolve nove municípios: São Vicente do Sul, Cacequi, Mata, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago, Unistalda, São Francisco de Assis e Capão do Cipó. A proposta é juntar forças com outras entidades municipais e regionais que tenham foco na produção local.

Segundo o professor do IFFar, Jairo Diefenbach, os alunos se dedicaram com empenho na divulgação e debate dos temas que assumiram. “Além do crescimento em conhecimento e experiência, o evento permitiu contato dos alunos entre si, com produtores, técnicos e alunos de séries iniciais. Isso exige capacidade dos futuros profissionais falarem uma linguagem adequada a cada faixa etária escolar e nível de conhecimento e experiência com o público. Foi um laboratório de educação e extensão para nossos alunos, pois, ao levar conhecimento e pesquisa à comunidade, demonstramos a relevância da instituição para o município e região”, afirmou Jairo.